Eleições Vitória da Conquista

Força-tarefa das polícias Civil, Militar e Federal inibe boca de urna em Vitória da Conquista

A Polícia Federal está atuando em Conquista e em outras cidades da Bahia

As eleições municipais em Vitória da Conquista transcorrem de forma tranquila. Para evitar incidentes, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) solicitou o aparato policial civil, militar e federal, que montou uma força-tarefa para evitar compra de votos e a prática da boca de urna. A presença da polícia tem sido observada em todas as partes da cidade, principalmente em locais onde o volume de eleitores é maior, mas apenas alguns problemas foram registrados. Um deles foi no bairro Ibirapuera, onde a polícia foi acionada para combater denúncias de crimes eleitorais.

A eleição deste ano se destacou das anteriores em vários aspectos: primeiro, pela ausência de pessoas trabalhando nos locais de votação, na entrega de material. Com isso, a quantidade de santinhos nas ruas foi reduzida em mais de 70%. Até mesmo a presença de ambulantes nas proximidades dos locais de votação foi menor, apesar de alguns serem vistos vendendo máscaras e canetas, tendo em vista a exigência para que o eleitor somente  tivesse acesso à seção eleitoral portando esses itens.

Para a eleitora Maria de Fátima Carvalho, 65 anos, mesmo com a pandemia, a eleição foi tranquila. “Foi tranquilo demais sem aquele tanto de gente abordando o eleitor na rua para entregar material e pedir voto, eu já fui votar com os números dos meus candidatos e foi bem rapidinho”, disse, acrescentando que a presença da polícia garantiu a paz nas eleições.

Segurança de uma escola da rede estadual do Bairro Patagônia, João Marcos relatou que a presença da polícia é sempre bem-vinda nos locais de votação para o caso de ocorrer algo mais grave, mas, segundo ele, este ano foi tranquilo. “Aqui está tranquilo, sem boca de urna e sem confusão, não tivemos um único problema até agora, espero que o processo ocorra todo nessa paz”, afirmou.