Bahia

Força de Lula na Bahia refletiu na melhora do desempenho de Jerônimo, diz diretora do Datafolha

A diretora do Datafolha, Luciana Chong, disse, nesta quinta-feira (15), que a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi responsável pela melhora do desempenho eleitoral do candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

“A liderança de Lula é absoluta (na Bahia). A gente já tinha percebido isso na pesquisa anterior, e agora isso se mantém. Uma diferença (de Lula) muito grande em relação a (Jair) Bolsonaro. Isso acabou refletindo no melhor desempenho de Jerônimo. A gente vê que entre, os eleitores do ex-presidente Lula, na primeira pesquisa, 51% votavam, praticamente metade, votam em ACM Neto, só 23% votavam em Jerônimo. Neste levantamento atual, eles se dividem. Estão empatados neste segmento: 42% preferem ACM Neto, e 43% Jerônimo”, disse Chong, em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metropole.

Segundo ele, a avaliação bem sucedida do governador Rui Costa (PT) também tem ajudado no desempenho de Jerônimo.

“54% de aprovação, de ótimo ou bom, se manteve. A gente já tinha percebido isso na pesquisa anterior. Esse índice positivo de avaliação de Rui Costa acaba beneficiando também o Jerônimo. Entre os eleitores, que aprovam o desempenho de Rui Costa, também há um empate agora entre Jerônimo e ACM Neto, com 42% e 43%. Na pesquisa anterior, ACM liderava neste segmento. De fato, Jerônimo está conseguindo mostrar sua aproximação tanto com Lula quanto Rui Costa, por isso conseguiu melhorar o desempenho”, analisou.

Hostilidade

Luciana Chong também falou que há um crescimento da hostilidade a pesquisadores do instituto. “A gente tem percebido um aumento da hostilidade, e a tentativa de intimidação dos pesquisadores do Datafolha. Fizemos campo essa semana , e percebemos que algumas situação que não aconteciam antes, estão acontecendo”, pontuou.