Brasil Saúde

Folha denuncia fraude de recursos do SUS em dois municípios do Piauí

SUS pagou 201 consultas do mesmo paciente em apenas um dia

O jornal Folha de São Paulo analisou as irregularidades identificadas em 1.339 auditorias feitas de 2008 a 2012 por equipes do Denasus e constatou que em único dia, um paciente “conseguiu ser atendido” 201 vezes em uma clínica no município de Água Branca, distante 90 quilômetro de Teresina.

De acordo com a matéria publicada hoje (20), a clínica cobrou ainda tratamentos em nome de mortos. Todo valor referente a essas ‘consultas’ foram cobrados pelo SUS.

Segundo análise da Folha,  R$ 502 milhões de recursos públicos do SUS foram aplicados irregularmente por prefeituras, governos e instituições públicas e particulares em todo Brasil.

A Folha cita ainda o município de Nossa Senhora dos Remédios, a 180 quilômetros da capital.  Lá, dos 20 profissionais cadastrados nas equipes do Programa Saúde da Família, 15 nunca haviam dado expediente.

A maior parte dos desvios foi constatada em auditorias cuja principal responsável pela gestão dos recursos era a prefeitura (73% do valor), seguido dos Estados (15%). O restante é dividido em clínicas particulares, instituições beneficentes e farmácias.

Repórter: Izabella Pimentel (informações da Folha de São Paulo)