Acidente Brasil

Filho de Teori Zavascki confirma morte de ministro

Teori Zavascki era ministro do Supremo Tribunal Federal

O filho do ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, Francisco Zavascki, confirmou por meio das redes sociais o falecimento do pai, nesta quinta-feira, 19. “Caros amigos, acabamos de receber a confirmação de que o pai faleceu! Muito obrigado a todos pela força!”, postou.

O ministro estava em um avião bimotor modelo King Air que caiu nesta quinta à tarde em Paraty, na região da Costa Verde fluminense. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave decolou às 13h01 (horário de Brasília) do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, com quatro pessoas a bordo.

Na Justiça desde 1971

Teori Zavascki era natural de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina. Ele era membro do Poder Judiciário desde 1989, quando foi nomeado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (com jurisdição nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), onde exerceu a presidência no biênio 2001-2003.

Ele é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1972. Na mesma universidade obteve os títulos de Mestre e Doutor em Direito Processual Civil.

O ministro iniciou o exercício da advocacia em 1971, com escritório estabelecido em Porto Alegre (RS). De dezembro de 1976 a março de 1989, foi advogado do Banco Central do Brasil, onde exerceu o cargo de coordenador dos Serviços Jurídicos para o Rio Grande do Sul de outubro de 1979 a abril de 1986. Foi Superintendente Jurídico do Banco Meridional do Brasil S.A., no período de abril de 1986 a março de 1989.