Vitória da Conquista

Em velório movimentado, conquistenses dão o último adeus a Sinhozinho do Salão Bahia

O velório de Sinhozinho do Salão Bahia, realizado na noite de segunda-feira e durante esta terça-feira (07), na Capelinha do Hospital São Vicente, foi bastante movimentado. Ele faleceu na tarde de segunda-feira (6), no Hospital Samur. Odilon José, o popular “Sinhozinho do Salão Bahia”, apelido que recebeu há muitos anos, era uma figura histórica das mais queridas na cidade. De pessoas simples a médicos, advogados, juízes, jornalistas, comerciantes, entre outras categorias, foram se despedir desse grande amigo, que apesar da idade avançada, ainda exercia o ofício de cabeleireiro.

Sinhozinho tinha 89 anos e ainda atuava na profissão de cabeleireiro

Sinhozinho foi o primeiro de três irmãos a tornar-se barbeiro e cabeleireiro (os outros dois foram Clarindo e Antônio).  Começou sua profissão em 1954, no Lindoya, juntamente com João Andrade, quando fundaram o “Salão Conquista”. Lá ficaram por cerca de um ano até mudar-se para a Rua Zeferino Correia (onde hoje é o prédio do “Real Palace Hotel”). Nesta época, trabalhavam no Salão Antônio Pernambucano, Gildásio Almeida (Dadá), Zacarias e Valmick.

No final dos anos 80, o salão mudou para a “Rua Valdemar Sá Porto” (no conhecido “Beco da Tesoura”). Atualmente ele dividia seu espaço com dois filhos (Messias e João), amigos e outros familiares.  Sinhozinho era, com certeza, um dos mais antigos barbeiros e cabeleireiros de Conquista.

No velório, alguns clientes e amigos questionavam: “E agora, quem vai cuidar de meu cabelo?”, “Com quem vou trocar um dedinho de prosa nos finais da tarde?”. Outros lembravam a bondade e sabedoria de Sinhozinho.

Recentemente Sinhozinho recebeu uma homenagem pela passagem do Dia dos Pais, uma indicação do vereador Luciano Gomes, presidente da Câmara Municipal, quando estava presentes filhos, noras, netos e bisnetos do patriarca.