Religião Vitória da Conquista

Fiéis celebram padroeira e 40 anos da Paróquia Rainha da Paz e São Vicente de Paulo

Fiéis lotam celebração à Nossa Senhora Rainha da Paz

Os festejos em homenagem à Padroeira da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz e São Vicente de Paulo estão sendo realizados desde o dia 15 de maio, com carreata. A pré-novena começou dia 16, seguindo com a novena que teve início na última sexta-feira, 20, e vai até 29 – dia festivo.  A Paróquia Rainha da Paz e São Vicente de Paulo está situada no Bairro Patagônia, em Vitória da Conquista.

A festa deste ano celebra também os 40 anos da paróquia. Por esse motivo, além das celebrações das Santas Missas, o novenário conta com uma série de atividades, a exemplo de barracas, noite cultural, diversão para a crianças, e exposições sobre os “40 anos da Paróquia”, com fotos e relatos, e “Conhecendo a Paróquia”. A memória da igreja, retratada na exposição, tem emocionado os fiéis, principalmente ao relembrar a passagem de muitos paroquianos que já morreram, como a do padre Aguiar.

Na agenda dos festejos à padroeira constam, além das missas e outros atos devocionais, carreatas, procissões, quermesses e shows. No dia 28, será realizado um Pedal pelas paróquias da cidade.

O encerramento será no próximo domingo, 29. O dia começa com a alvorada festiva, às 5h. Estão previstas três celebrações: às 7h, às 10h, e a última, às 19h, seguida da Procissão Luminosa/Carreata.

História de Nossa Senhora da Paz

A devoção a Nossa Senhora da Paz tem origem no ano de 1682, na Vila do Mar do Sul de El Salvador. Na época, uma caixa de madeira muito bonita e bem fechada foi encontrada por alguns comerciantes. Os vendedores não conseguiram abri-la usando ferramentas. Então levaram-na para a cidade de São Miguel, onde tentariam novamente já que pensavam haver um grande tesouro dentro dela. Chegando à cidade, foram registrar o tesouro para que não o perdessem. Porém, ao passarem na frente da Igreja da cidade, o burro empacou, se deitou no chão e não conseguiram tirá-lo. Resolveram então tentar abrir a caixa novamente. Dessa vez ela se abriu com facilidade. Foi aí que o espanto tomou conta de todos: eles encontraram na caixa uma imagem de Nossa Senhora da Paz segurando o Menino Jesus. Era dia 21 de novembro. Até hoje não se sabe a origem da caixa e da imagem, nem como elas chegaram em território salvadorenho.

Na época da aparição da imagem da Senhora da Paz, aquela região estava passando por uma guerra. Porém, quando os inimigos ouviram a história da imagem resolveram parar as batalhas e fazer as pazes, vendo que o ocorrido era um sinal de Deus. Devido a isso a imagem recebeu este título de pacificadora. Um dos milagres realizados por ela foi quando um vulcão, que ficava muito próximo da cidade de São Miguel em El Salvador, entrou em erupção, sua lava desceu rumo à cidade. Então, os fiéis da região levaram a imagem para a área externa da Igreja, onde iniciaram a rezar, implorando a Nossa Senhora da Paz para que os ajudasse, pois não havia mais nada que pudessem fazer para evitar tamanha catástrofe. No mesmo instante a lava mudou de direção, desviando-se da cidade. Exatamente onde a lava alterou sua direção, até hoje existe uma vila chamada Milagro de La Paz.

Neste dia em que houve o milagre da lava, todos que testemunharam o fato perceberam que a fumaça do vulcão saía no formato de uma palma. Então, esculpiram uma palma de ouro que foi colocada na mão de Nossa Senhora da Paz. Depois, fizeram um escudo nacional da República de El Salvador bordado no manto.

Com informações e fotos de Geovane Viana