Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Política

Ex-governador Lomanto Júnior está internado em estado grave no Hospital Português

Lomanto Júnior é pai de Leur Lomanto, ex-deputado federal, e avô do deputado estadual Leur Lomanto Jr

Lomanto Júnior é pai de Leur Lomanto, ex-deputado federal, e avô do deputado estadual Leur Lomanto Jr

O ex-governador Antônio Lomanto Júnior, 90 anos, está internado, em estado grave, na Unidade Semi-Intensiva do Hospital Português, em Salvador. Ele deu entrada no hospital no início do mês, com infecção respiratória. Lomanto Júnior é pai de Leur Lomanto, ex-deputado federal, e avô do deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB).

Formado em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia em 1946, ainda na faculdade, Lomanto Júnior mostrou que a política era sua verdadeira paixão. Aos 22 anos se tornou o mais jovem vereador de Jequié. Em seguida, no exercício de prefeito, ficou conhecido em todo o estado por levantar a bandeira municipalista e pregar a reforma da Constituição. O jovem político chegou à presidência da Associação Brasileira dos Municípios e com destaque em âmbito estadual foi eleito em 1962, governador da Bahia com a mensagem “O interior marcha para o governo”.

Como governador, Lomanto Júnior inaugurou importantes estradas e obras de infraestrutura, como a “Rio-Bahia”, Feira de Santana-Juazeiro, a Ponte Ilhéus – Pontal. Implantou a Universidade Estadual – Uneb, o Iseb – Instituto de Saúde do Estado da Bahia e o IAPSEB, atualmente Planserv. Lomanto também construiu os pilares para a criação do Centro Industrial de Aratu. Transformou o Banco de Fomento em Banco do Estado da Bahia e criou o Desenbanco. Com essas ações mudou a matriz econômica baiana, que era eminentemente agrária para uma economia industrial. Foi responsável também pela criação da União dos Municípios da Bahia – UPB, em 13/08/64.

O maior legado da gestão de Lomanto foi a Reforma Administrativa do Estado, com a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, Minas e Energia, o Desenbanco, (atual Desenbahia), que fincou as bases para um novo modelo de gestão pública.

Concluiu as obras do Hospital Martagão Gesteira e deu prosseguimento ao hospital para doenças do tórax pelo IBIT. Reconstruiu e inaugurou em 1967 o Teatro Castro Alves (TCA) e construiu a Avenida de Contorno. Inaugurou também a Primeira Bienal de Artes da Bahia.

Fonte: A Tarde e Blog do Júnior Mascote