ENEM

ENEM PPL 2019: inscrições para pessoas privadas de liberdade estão abertas

Ano passado, na Bahia, 913 detentos se inscreveram no Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (ENEM PPL) já estão abertas e seguem até 4 de outubro. Os responsáveis pedagógicos de cada unidade prisional é quem deve realizar a inscrição no sistema do ENEM PPL 2019.

Antes de fazer as inscrições, os órgãos de administração prisional e socioeducativa têm até esta sexta-feira (27) para firmar um termo de compromisso junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pasta do Ministério da Educação responsável pela elaboração e aplicação da prova.

As provas do ENEM para pessoas privadas de liberdade em 2019 serão aplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro. Os candidatos que já concluíram o Ensino Médio, ou concluirão ainda este ano, poderão utilizar as notas para pleitear uma vaga no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), por exemplo.

Já os participantes que não estejam cursando ou não concluirão o ensino médio este ano, só poderão utilizar os resultados individuais no exame para autoavaliação de conhecimentos.

Atendimento especializado ENEM PPL

Além do público com baixa visão, a partir desta edição, o exame também atenderá pessoas com cegueira, visão monocular, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, deficiência física, deficiência auditiva, surdez e deficiência intelectual. O prazo para os participantes que necessitam de um ou mais desses atendimentos é o mesmo de inscrição: 4 de outubro.

*Com informações do INEP