Brasil Política

Emílio Odebrecht cita caixa 2 para Otto Alencar; Senador nega recebimento

O senador Otto Alencar negou ter recebido qualquer valor irregularmente da empreiteira

O senador baiano e presidente do PSD, Otto Alencar, teria recebido recursos de caixa 2. A informação consta na delação premiada de Emílio Odebrecht feita ao Ministério Público Federal (MPF) no âmbito da Lava Jato, de acordo com publicação do jornal O Globo.

Além de Alencar, o patriarca do grupo Odebrecht teria mencionado a mesma prática para políticos baianos como Jaques Wagner (PT), Geddel Vieira Lima (PMDB), Lídice da Mata (PSB), Jutahy Magalhães Júnior (PSDB), João Almeida dos Santos (PSDB), Antonio Imbassahy e Mário Kertész.

“E tenho certeza que todos eles tiveram, não tenho dúvida, quanto de uma forma e quanto de outra eu não sei, mas tanto a parte oficial como a parte do caixa 2”, diz o delator, sem fazer referências a valores. No casos de Otto Alencar e Antônio Imbassahy, atual ministro da Secretaria de Governo na gestão Michel Temer, não foram abertos inquéritos e ambos estão fora da lista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin.

Em contato com o Bocão News, o senador negou que tivesse recebido qualquer valor irregularmente da empreiteira. “Não estive nem com Emílio ou Marcelo e não recebi caixa dois. Recebi uma contribuição oficial que consta na minha declaração ao TRE e tenho cópia”, afirmou.
Segundo Alencar, essa contribuição oficial de R$ 50 mil ocorreu por meio do diretor da Odebrecht, Cláudio Ribeiro Filho, filho do ex-deputado Zezeu Ribeiro. “O procurador geral da República, Rodrigo Janot, sequer me denunciou. Não consto em nenhuma lista e não respondo a nenhum processo. Eu voto pelo fim do foro privilegiado, inclusive”, frisou o congressista.

Otto também lembra que nunca administrou nenhuma obra construída pela Odebrecht nos cargos públicos que ocupou. “Não administrei, como executivo, nenhum contrato com a Odebrecht nas minhas gestões que pudesse beneficiá-los como nunca fiz ao longo da minha vida”, ressaltou.

Fonte: Bocão News