Brasil

Embrapa desenvolve sensor que avalia grau de maturação de frutas

Pesquisadores da Embrapa Instrumentação desenvolveram um sensor para monitorar o grau de maturação de frutas com o intuito de evitar o desperdício. O dispositivo é chamado de Yva (fruta, em tupi guarani) e será apresentado publicamente na Anufood Brazil, feira internacional do setor de alimentos e bebidas, a partir da próxima segunda-feira (9), em São Paulo.

O Yva detecta a liberação do gás etileno, hormônio responsável pelo amadurecimento de frutos climatéricos, como são denominados aqueles que amadurecem após a colheita. O sensor é classificado de colorimétrico, pois realiza a aferição com base em cores, que variam do roxo para o marrom. Cada uma das tonalidades corresponde a um estágio de maturação do fruto.

As informações captadas pelo nanossensor poderão ser lidas por qualquer câmera de celular, como uma etiqueta QR Code, e interpretadas por meio de um aplicativo.

Descartável, o Yva deve chegar ao mercado com custo estimado de R$ 0,08 a R$ 0,10 por quilo de fruta. Para que o projeto saia do papel e seja lançado, a equipe busca agora captar recursos.

//metro1