Bahia Política

Em reunião articulada pelo deputado João Bacelar, ministro da Saúde libera R$ 43 milhões para a Bahia

João Bacelar articulou e participou da reunião com o ministro

Por meio de uma articulação do deputado federal baiano, João Bacelar (PL), o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, participou de uma reunião nesta quarta-feira, 08, com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para buscar mais recursos para o tratamento e prevenção da Covid-19 no Estado. O encontro garantiu mais R$ 43 milhões para o custeio de serviços já em funcionamento no estado, como as UTIs Covid de hospitais na capital e no interior. Também ficaram assegurados o envio de novos ventiladores pulmonares e até 500 mil kits de amplificação do RT-PCR, o que corresponde a mais de 70% do custo do exame molecular para Covid19.

Segundo o deputado Jonga Bacelar, a Bahia enfrenta um momento difícil e toda ajuda é necessária para enfrentar a pandemia que a cada dia se mostra mais grave. “É uma situação atípica, estamos enfrentando uma crise na saúde e na economia, essa pandemia afetou o comportamento das pessoas, criou incertezas, desestabilizou o país, por isso precisamos unir forças para cuidar das pessoas, porque somos eleitos para solucionar problemas, gerir crises, intermediar diálogos, articular e fiscalizar as ações, esse é o nosso papel”, disse, acrescentando que por esse motivo articulou a reunião e acompanhou o secretário Fábio Vilas Boas até o Ministério da Saúde. “Somos   deputado federal pela Bahia e exercemos esse papel com orgulho, nosso objetivo foi buscar investimentos para o nosso estado e saímos da reunião satisfeitos com a receptividade do ministro”, afirmou Bacelar.

O secretário Fábio Vilas Boas também demonstrou satisfação com o resultado do encontro. “O Ministério permitirá ainda que os recursos das emendas parlamentares da bancada da Bahia sejam utilizados para comprar equipamentos para montar hospitais, bem como enviarão medicamentos anestésicos para pacientes entubados, que estão escassos em todo o Brasil”, falou Vilas-Boas.

Os leitos de Terapia Intensiva que serão habilitados pelo Ministério da Saúde estão localizados nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Ilhéus. São unidades de referência para o tratamento de pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus: Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, Hospital Espanhol, Instituto Couto Maia, Hospital Geral Ernesto Simões Filho, Prohope, Hospital Estadual da Criança, Hospital Costa do Cacau e Hospital Geral Prado Valadares.

Na oportunidade, também foram realizadas reuniões com os secretários Luiz Duarte (Atenção Especializada à Saúde) e Arnaldo Medeiros (Vigilância em Saúde) ambos do Ministério da Saúde.

Vitória da Conquista

Também esteve cumprindo agenda no Ministério da Saúde, nesta quarta-feira, 08, o prefeito Herzem Gusmão (MDB), mas ao contrário de Vila Boas, ele não conseguiu audiência com o ministro Eduardo Pazuello. O deputado João Bacelar disse que não tinha conhecimento da ida do prefeito a Brasília, caso contrário teria intermediado um encontro entre ele [Herzem] e o ministro. “Eu também sou deputado de Vitória da Conquista e trabalho por esse município porque temos ali o apoio do presidente da Câmara, o vereador Luciano Gomes, a maior liderança política dos últimos tempos na região, e jamais deixaria o prefeito retornar sem falar com o ministro, mas vamos trabalhar para que Conquista esteja amparada pelas ações do Governo Federal e do Governo Estadual”, concluiu.