Bahia Educação

Em pesquisa, 61% dos jovens consideram relevante estudar na modalidade EAD

Fazer faculdade quando e onde quiser é a maior vantagem para eles

Neste primeiro semestre de 2017, Salvador e outras cidades da Bahia receberam novos cursos na modalidade do Ensino a Distância devido a uma grande busca de jovens que já estão inseridos no mercado de trabalho, mas desejam obter um curso superior. A novidade chama atenção para uma demanda de alunos carentes de tempo e também dinheiro para estudar. Prova disso, são os dados de uma recente pesquisa realizada pela Sagah – empresa especializada em tecnologias para o método. Veja:

• De 15 milhões de pessoas que estão fora da universidade no país, 67% só podem cursar educação superior no preço de EAD.
• A redução de vagas em programas como o FIES (Financiamento Estudantil do Governo Federal) faz a demanda por EAD crescer ainda mais.
• A pesquisa apresenta uma amostra da região de Ipojuca (PE), onde 36 mil jovens têm o ensino médio completo, mas 64% só teria como arcar com o curso superior de mensalidade até R$ 500.
• A existência de uma grande demanda se confirma quando se constata que no Brasil existem mais de 3.800 municípios com o mesmo perfil.
• Apesar dos preços de EAD serem mais acessíveis, esse não é o principal atrativo para o estudante escolher o curso. A pesquisa aponta que 61% consideram mais relevante o fato de poder estudar quando e onde quiser.

Ricardo Althoff, CEO da Seu Professor Empreendedor & Negócios, empresa de plataforma educacional, acredita que o EAD está cada dia mais implementado na educação brasileira. “Esqueçam a discussão sobre o uso ou não da tecnologia como ferramenta de aprendizado. A tecnologia não só faz parte do aprendizado, como é primordial no modo como a geração atual lida com o mundo”, afirmou em uma coluna do site O Progresso, do Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com o empresário, esta é uma demanda que as escolas e faculdades precisam atender o quanto antes. “A criança e o adolescente já não têm o problema da falta de informação disponível. Isso eles obtêm rápido e fácil com qualquer aparelho de celular, mesmo os mais simples. (…) Apesar dos livros e do conhecimento do educador, o maior repositório de conhecimento é a internet. Ignorar essa disponibilidade é contraproducente e englobá-la na estratégia de ensino é o caminho lógico”, diz.

Buscando acompanhar essa realidade, a Faculdade Dom Pedro II abriu novas turmas da modalidade EAD com polos em Salvador, Ribeira do Pombal e Jacobina. Para ter acesso aos cursos e realizar matrículas, acesse o site http://dompedroead.com.br/ e acompanhe as novidades nos perfis do Facebook @faculdadeonlineoficial e @faculdadedompedrosegundo.

Vale ressaltar, que quando se fala em EAD, há quem se imagine tendo que dar conta de noções apuradas sobre tecnologia, mas isso não é verdade. “Para seer um estudante dessa modalidade é necessário apenas o conhecimento básico de informática e ainda que a pessoa não tenha esse costume, nós oferecemos treinamento para o aprendizado da plataforma”, afirma o professor Luiz Brandão, presidente do Grupo Unidom. Dessa forma, os novos cursos – que têm o respaldo do Ministério da Educação (MEC) – trazem para o cenário baiano novas oportunidades para quem deseja realizar o sonho de se formar. Matricule-se!

Fonte: G1 Bahia