Em parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest e Vigilância Sanitária) aplicaram testes rápidos para a Covid-19 em caminhoneiros em trânsito e em motoristas e cobradores de ônibus das empresas de transporte público do município. A testagem começou na última segunda-feira (8), no Posto Benito Gama, utilizando os testes rápidos do Sest/Senat, com a parceria da Polícia Rodoviária Federal e Via Bahia.

“A gente está lidando com uma população muito exposta, com grande potencial de contaminar outras pessoas no seu trajeto, então é uma ação extremamente importante e nós, enquanto serviço de saúde do trabalhador da Prefeitura, estamos apoiando esta ação, aplicando o teste, identificando casos positivos e fazendo orientação para que essa população trabalhadora se proteja e evite a contaminação”, explicou a coordenadora do Cerest, Jamilly Gusmão.

De acordo com a gerente do Sest/Senat de Vitória da Conquista, Petruska Ferraz, a instituição já fazia o trabalho de conscientização com o público-alvo e agora adquiriu 400 kits para testagem. “A previsão é que a ação aconteça até sexta (12), mas caso amanhã a gente chegue nestes 400, encerramos a atividade. O público-alvo tem sido bastante receptivo, todos querendo saber como está sua saúde. Só ontem, atendemos 141 pessoas”.

Um dos motoristas da Viação Rosa que foi fazer o teste na manhã desta terça-feira (9) foi Geraldo Teles. Ele testou negativo e falou da importância de participar da ação: “eu estando imune, minha família estará. Trabalho de motorista e o risco é bem maior, mas graças a Deus comigo está tudo certinho. Está de parabéns, a organização aqui tá nota 10”. O seu colega Djalma Novaes também concorda: “Esse cuidado está sendo muito valioso, pois nos previne e previne a comunidade que a gente atende e nossa família”.