Carnaval

Em 2020, desfile da Mangueira terá Maria Madalena com estética LGBT e Nossa Senhora de luto pela violência para falar sobre tolerância

RIO — Inspirado nos principais ensinamentos de Cristo, que pregava tolerância e defendia os oprimidos, o desfile da Mangueira em 2020 levará para a Sapucaí uma Maria Madalena vestida com as cores do arco-íris LGBT e uma Nossa Senhora das Dores de luto, com uma bandeira do Brasil estilizada e a frase “estado assassino” no lugar do “ordem e progresso”. Essas são algumas das cenas que prometem impacto nas fantasias da verde e rosa no próximo carnaval, como parte da proposta engajada do carnavalesco Leandro Vieira para o enredo “A verdade vos fará livre”, que apresentará a alegoria de um Jesus que vive nos tempos atuais.

Esse Cristo que o artista levará à Avenida será um ser político, menos ligado a seu significado religioso. Apesar disso, Leandro defende que o Salvador encontraria hoje um mundo com desafios parecidos com os de dois milênios atrás. É como a Nossa Senhora das Dores do carnavalesco se torna Maria das Dores Brasil para representar o sofrimento da mãe de Cristo e também o de milhares de outras mães nas periferias brasileiras, que tiveram filhos vítimas da violência.

//extra