Bahia Educação

Educadores planejam ano letivo da rede estadual

Jornada conta com a presença do secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores de toda a rede estadual de ensino começaram hoje (4), a preparação para o ano letivo de 2019. O planejamento ocorre durante a Semana Pedagógica, que termina na sexta-feira (08), em todas as escolas estaduais.

A jornada pedagógica está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019 os profissionais estão fazendo o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”.

Durante os cinco dias de encontro, os participantes irão discutir ações e atividades, bem como avaliarão o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

A diretora do Colégio Estadual Norma Ribeiro, Maria das Graças Novaes, falou sobre o impacto do planejamento coletivo: “trata-se do marco maior do ano letivo, pois tudo o que nós fazemos parte da jornada, discutindo sobre o que não deu certo no ano anterior e recebendo novas contribuições, tendo como base os instrumentos que a Secretaria preparou”.

“Participar da Semana Pedagógica é essencial para discutir o que nós vamos trabalhar nas aulas, pois se não houver um planejamento e atenção a essas questões pedagógicas, as atividades não acontecem de forma eficaz”, relata a professora Luciene Rocha Menezes. //Metro 1