Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia

EBAL: funcionários e ex- funcionários do interior lutam por direitos trabalhistas

Sede da Empresa Baiana de Alimentos. Foto: Divulgação

Funcionários e ex-funcionários da EBAL – Empresa Baiana de Alimentos do período de 1994 a 2004 – lutam na Justiça do Trabalho em defesa do repasse de 1994 para todos os funcionários, inclusive os do interior. Uma Ação Coletiva de todo o corpo funcional foi movida na época para reparar prejuízos e a decisão foi favorável a classe trabalhadora.

As ações foram encaminhadas através de procurações dadas a ASFEB – Associação dos Funcionários da Ebal. A empresa perdeu na Justiça, mas a nunca acatava e recorria para ganhar tempo até que exauriu todos os recursos.

Agora a Ebal apresenta uma proposta que está sendo rechaçada pelos trabalhadores, a de pagar 50% do valor referente a condenação, que poderá chegar a mais de R$ 150 milhões, abatendo as custas dos processos, o que representaria apenas 37% do total. O pagamento seria em 36 parcelas iguais com início do pagamento a partir de janeiro de 2014 com término em dezembro de 2016. A proposta contempla apenas os 2. 618 funcionários da capital.

Os quase 5 mil trabalhadores excluídos do interior, estão organizando um grande protesto em defesa de direito líquido e certo. O dissídio coletivo na época beneficiava todos os funcionários e o Sindicato dos Comerciários da capital, que arrecada contribuições sindicais dos trabalhadores do interior, alega que eram sindicalizados apenas os da capital. “Vamos lutar contra o Sindicato da Vergonha”, diz João Batista Brazil da Silva, um dos líderes do movimento em defesa dos trabalhadores do interior do Estado da Bahia. Informações do Blog da Resenha Geral.