Política Vitória da Conquista

“Não dá para fazer política sem a presença da mulher em espaços de decisão”, diz Luciana Oliveira, pré-candidata a vice

Políticas públicas para as mulheres são a principal bandeira defendida por Luciana Oliveira

Na manhã deste sábado, 12, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizou a Convenção Partidária para as eleições municipais, quando homologou as candidaturas a vereador e a vice-prefeito pela legenda. Entre os pré-candidatos estão os vereadores Luciano Gomes (presidente da Câmara Municipal), Nildma Ribeiro e Danillo Kiribamba, todos disputando à reeleição. Tem também os ex-vereadores Ricardo Babão e Andresson Ribeiro. Mas a grande cartada do partido é a pré-candidata a vice-prefeita, a jornalista Luciana Oliveira, uma revelação nos bastidores da política conquistense.

Aos 39 anos, servidora de carreira da Câmara Municipal, Luciana não surgiu do nada. Além de jornalista competente, militante do PCdoB, ativista social e cultural, defensora das causas femininas, entre outras inúmeras funções, ela possui uma larga experiência em assessorias políticas, empresas de consultoria pública, elaboração e gestão de projetos culturais. Durante a convenção partidária, ela apresentou uma prévia do que está por vir, com um discurso sábio, tranquilo e cheio de emoção, orgulhando amigos e militantes.

Segundo a pré-candidata, o seu grande desafio nesse primeiro momento é estabelecer um diálogo com a população conquistense, sobretudo a mais carente, devido à pandemia da Covid-19, que vem gerando impactos em todos os setores, principalmente na saúde e na economia, e causando incerteza na população. “Ser candidata a vice-prefeita é uma missão desafiadora, diferente, sobretudo nesse momento, mas eu tenho uma trajetória de atuação no setor público, discutindo políticas públicas, participando de movimentos que buscavam solução e melhorias para a população, principalmente a que atuava na área da cultura, participação em conferências, debates e discussões sobre políticas públicas culturais, além da minha militância no PCdoB, onde cheguei por iniciativa própria após observar amigos que eram referência em militância e fui acolhida com carinho”, disse.

Humilde em suas ponderações, Luciana reconhece que participar da administração da terceira maior cidade da Bahia não é tarefa fácil, porque Vitória da Conquista é uma cidade complexa e cheia de desafios para a administração pública, mas acredita que com o apoio do PCdoB, do PT e da população isso será possível. “Com o apoio que temos recebido eu me sinto cada vez mais convicta de que estou preparada para mais esse desafio, é uma forma de retribuir a Vitória da Conquista o que ela vem me dando, eu conquistei muitas coisas aqui, eu amo essa cidade, construí e consolidei a minha carreira aqui, onde tenho muitos amigos e família, estou honrada em ter sido escolhida para essa função”, afirmou.

Plano de Governo – Políticas públicas para as mulheres são a principal bandeira defendida por Luciana Oliveira.  Defensora das causas femininas, a comunista acredita que é preciso construir uma cidade boa para a mulher, por isso está focada em apresentar ao Plano de Governo, ideias e soluções que possam contemplar esse público. “Queremos uma cidade que seja segura para as mulheres, que ofereça condições de educação e de qualificação profissional, acesso ao mercado de trabalho e outras questões relacionadas, como vagas em creche para os filhos, transporte e merenda escolar de qualidade, tudo aquilo que possa melhorar a vida da mulher, porque quando isso acontece tudo no entorno dela melhora”, salientou, acrescentando que existem outros temas a serem trabalhados, mas o eixo central será a mulher.

Ainda segundo a pré-candidata, não dá para fazer política sem a presença feminina, principalmente nos espaços de poder e decisão, pois o público feminino representa 54% do eleitorado conquistense, cerca de 125 mil eleitoras. “A mulher ocupa todos os espaços, está presente em todos os setores, mas ainda tem uma participação pequena na política, precisamos mudar esse quadro, porque já somos maioria no eleitorado”, concluiu.