Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Dicas de Redação ENEM

Dicas de como fazer uma boa redação para o Enem 2013

Dicas de Redação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2013) é uma das provas mais esperadas do ano, principalmente pelos estudantes que se preparam o ano inteiro. Uma das polêmicas do concurso é a avaliação da redação no ENEM 2013 que teve alguns problemas há algum tempo, mas agora melhorou nas últimas edições. Confira a seguir algumas dicas para fazer uma boa redação para o Enem 2013.

A prova de redação do ENEM 2013 é bem parecida em relação à do vestibular tradicional, mas que apresenta alguns traços característicos. Em ambos o tipo de prova, o candidato precisa estar bem informado dos assuntos da atualidade para melhor desenvolver a sua redação.

Entre os temas mais frequentes das redações do ENEM são temas sociais e a aplicação de cinco conceitos mostrados nas provas objetivas. Essas são algumas das peculiaridades da redação do ENEM 2013.

Mesmo sendo uma prova bem parecida do vestibular tradicional, a prova do ENEM exige do candidato a explanação de conceitos bem homogêneos e completos, ou seja, o candidato precisa ver o tema como um todo e não apenas isoladamente. Conseguir contextualizar o assunto como em sua totalidade, essa é uma das principais dicas de como fazer uma boa redação para o ENEM assim como também para outras provas.

O tema será geralmente apresentado ao estudante, acompanhado de um pequeno texto exemplificativo e a partir desse tema, o candidato deverá desenvolver suas ideias. Alguns requisitos também serão avaliados, como a apresentação dos textos, por isso uma letra legível é recomendável; boa grafia e concordância gramatical são essenciais; assim como os aspectos de ortografia, acentuação.

Outra competência que será avaliada é saber desenvolver o tema da redação do Enem 2013, se há clareza e objetividade na explanação do tema. Por isso, outra dica de como fazer uma boa redação é a técnica básica de introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, como o próprio nome diz deve ser apresentado as principais ideias que serão exploradas no texto. No desenvolvimento, o candidato deve desenvolver as ideias apresentadas na introdução. Uma dica é se for falar de vários tópicos dentro do tema, divida cada um desses em parágrafos, deixando o texto mais organizado. E na conclusão, é um desfecho das ideias, fechando com uma ideia conclusiva que amarra as demais.

O ENEM gosta de explorar temas polêmicos, como violência, política e educação, então, além de se preparar com as técnicas de redação, também com leituras de jornais, revistas sobre temas da atualidade é fundamental para fazer uma boa redação no ENEM e em outros concursos.