Sem categoria

DIABETES PÓS-COVID: MESMO RECUPERADOS, PACIENTES PODEM DESENVOLVER DOENÇA

Quase um ano depois do primeiro caso de Covid-19 ser identificado na China, as dúvidas acerca do tipo de coronavírus que já matou 1,4 milhões de pessoas em todo mundo ainda fazem parte do dia a dia de cientistas e pesquisadores.

Se a criação de vacinas está em estágios avançados, com países já com planos de aplicar o imunizante seja de maneira aprovada por agências reguladoras, seja por meio emergencial, os diagnósticos e sequelas de quem se infectou com o vírus ainda são (e serão) objetos de estudo.

É nesse cenário que cientistas do King’s College London, no Reino Unido, identificaram que pessoas já recuperadas da Covid-19 podem desenvolver diabetes.

Mesmo que esses pacientes não tenham absolutamente nada da doença que atrapalha a absorção de insulina pelo corpo e que estejam em níveis adequados de hemoglobina glicosilada, podem desenvolver o diabetes. O site CoviDIAB foi criado para registrar pacientes de todo o mundo que possam desenvolver a doença em decorrência da Covid-19.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de analisarem não somente os infectados com o novo coronavírus, mas, também, da epidemia de SARS, em 2003.

Com isso, é possível que o vírus causador da Covid-19 desenvolva a diabetes por conta de alterações no metabolismo de modo brusco em pacientes com o vírus em estágio grave ou se as mudanças persistem quando a pessoa está livre do coronavírus.

Não está descartada a hipótese do diabetes ser de novo tipo, quando originada do novo vírus.