Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Cultura Vitória da Conquista

Dia Demolay é celebrado em Conquista com cerimônia pública e palestra

Mestres conselheiros dos capítulos "Conquistense" e "Guardiões do Cruzeiro do Sul"

Mestres conselheiros dos capítulos “Conquistense” e “Guardiões do Cruzeiro do Sul”

Será realizado, na noite do dia 18 de março (terça-feira), um cerimonial público seguido de palestra com o historiador Marcelo Xêxa, no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, para comemorar o Dia Demolay, conforme lei federal do ano de 2010.

Segundo Felipe Figueiredo, mestre conselheiro do capítulo “Guardiões do Cruzeiro do Sul”, da ordem Demolay de Vitória da Conquista, “foi promulgada a lei que instituiu o dia 18 de março como dia Demolay, dia em que se faz um cerimonial público em homenagem ao patrono da ordem, o templário Jacques Demolay. Este ano, que completa 700 anos da morte de Jacques Demolay, nós faremos novamente uma cerimônia pública aqui na Câmara, com uma palestra do professor de história Marcelo Xêxa, que abordará a questão dos templários, a morte de Jacques Demolay ligada à inquisição no século XIV, e esse é um projeto que já vem sendo realizado desde 2012, e faz com que as pessoas conheçam mais sobre o que é a ordem Demolay, a que ela se propõe, como funciona o capítulo, como se faz para participar, entre outras questões. Então é um projeto que nós queremos continuar para dar visibilidade aos capítulos Demolay, e também às Lojas Maçônicas que patrocinam as ordens e integrá-las a toda a cidade de Vitória da Conquista”.

A Ordem Demolay é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por contestar as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja, arquitetadas pelo Rei Filipe IV de França, podendo-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição de Filipe pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A ordem Demolay em Conquista – Em Vitória da Conquista, existem dois capítulos da ordem Demolay. O primeiro, o “Capítulo Conquistense”, existe há 25 anos e o segundo, “Guardiões do Cruzeiro do Sul”, existe há 3 anos. Os dois capítulos estão juntos na organização do evento.