Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Movimentos Sociais Política Vitória da Conquista

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É CELEBRADO COM SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (20), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou sessão especial em celebração ao Dia da Consciência Negra. Várias personalidades e representantes da cultura negra do município e região prestigiaram o evento, que debateu, entre outras coisas, a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo. O presidente da Câmara, Fernando Vasconcelos (PT), na saudação de boas vindas, falou da importância da sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que integra o calendário oficial da Casa. “Para nós é uma grande satisfação receber os representantes da cultura afro na Casa do povo”.

Na abertura da sessão, o grupo Arte e Movimento Capoeira-Escola, conduzido pelo mestrando Lázaro Vieira ‘Dendê’, fez uma apresentação de capoeira, mostrando a atividade como expressão cultural caracterizada por seus movimentos ágeis e harmoniosos, utilizando principalmente os pés e a cabeça. O berimbau, instrumento que dita o ritmo e o estilo do esporte, compôs o quadro.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Júlio Honorato (PT) destacou que 20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra – tem como simbolismo maior a figura de Zumbi dos Palmares, morto em 1695, aos 40 anos, no Quilombo dos Palmares, em Alagoas. “Nesta data, incorporamos Dandara e tantas outras figuras que lutaram pelo povo negro, concentramos o nosso repúdio à discriminação, ao preconceito racial e renovamos nossos esforços em lutar por mais justiça social e igualdade de oportunidades”. Ainda, conforme Honorato, a população negra traz na memória a inscrição de anos de escravidão, refletida na sociedade até os dias atuais, por meio de racismo, preconceito, violência e discriminação. “A renda inferior do povo negro e o índice de jovens negros mortos na periferia são o que mais nos assusta”.

Veja a galeria de fotos:

Em nome dos movimentos populares, como o MST, no qual atua, Júlio Honorato saudou a resistência e a atuação política da Coordenação das Entidades Negras (CEM), o Movimento Negro Unificado, o Fórum de Entidades Negras, todos os terreiros que expressam a religião de matrizes que guardam as nossa memória, entre outros. “O intenso debate dos movimentos sociais possibilitaram inúmeras consultas nos governo Lula e Dilma, como a política de cotas nas universidades públicas, nos concursos do poder executivo, a criação da Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade Social, em Brasília, a Sepromi, na Bahia, o Estatuto da Igualdade Racial, a Lei de Combate ao Racismo, o reconhecimento dos territórios quilombolas”, disse, acrescentando que Vitória da Conquista também avançou nas políticas públicas, com a criação do Conselho de Igualdade Racial, cursinho pré-vestibular para estudantes quilombolas, entre outras. “A luta continua, porque precisamos avançar nas políticas públicas de inclusão para que o povo negro saia da invisibilidade e passe a ter mais oportunidades, menos violência e discriminação, mais políticas públicas, menos preconceito racial e cultural, viva o 20 de Novembro, viva os movimentos sociais, viva Zumbi dos Palmares!”.