Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Brasil Política

Deputados da Bahia aliados a Eduardo Cunha garantem instalação de novas CPIs contra o governo

Cunha articula alianças para garantir a presidência para um baiano que integra sua tropa de choque na Casa

Cunha articula alianças para garantir a presidência para um baiano que integra sua tropa de choque na Casa

Arma de dois canos

Deputados da Bahia aliados a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) garantem que o presidente da Câmara já decidiu instalar duas novas CPIs contra o governo logo após o retorno dos trabalhos no Congresso, marcado para 2 de fevereiro. Uma delas é voltada a investigar o esquema de corrupção e fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda e que está na mira da Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal e Procuradoria da República.

Segundo um dos parlamentares ouvidos pela Satélite, Cunha articula alianças para garantir a presidência para um baiano que integra sua tropa de choque na Casa – o deputado João Carlos Bacelar (PR). Ao mesmo tempo, o peemedebista assegurou à bancada tucana apoio para criação de uma CPI com foco exclusivo nas investigações do Ministério Público de São Paulo e da Lava Jato sobre os imóveis da Bancoop. Nos dois casos, o alvo real é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve um  dos filhos, Luís Cláudio, enrolado com a Zelotes e. de quebra, é suspeito de ocultar a propriedade de um triplex no Guarujá, litoral de São Paulo, bancado pela construtora OAS.

Novo alvo

Em conversas reservadas, oposicionistas da bancada baiana na Câmara dos Deputados garantem ainda que, além do ex-presidente Lula, a artilharia pós-recesso será despejada sobre o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (PT).  A tática será usar o noticiário negativo contra o petista como munição para discursos em plenário.

Pela tangente

Com o plano de ataque simultâneo e sem tréguas a partir da reabertura da Câmara, Eduardo Cunha vislumbra uma chance de reduzir o cerco imposto a ele pelo Planalto e a Procuradoria-Geral da República. Ao estimular o “Fora, Cunha”, o governo conseguiu desviar parte da pressão sobre a presidente Dilma Rousseff.  Cunha agora prepara o troco.

Força no reduto

A segunda pesquisa nacional realizada este ano pelo Instituto Paraná mostra que, apesar da desconfiança na capacidade da presidente Dilma em tirar o país da crise econômica, os nordestinos são bem mais refratários ao impeachment que os eleitores do restante do país.  De acordo com o levantamento, divulgado com exclusividade na Bahia pela coluna, 50,5% dos entrevistados do Nordeste se disseram favoráveis ao afastamento da petista. O índice é 13 pontos menor que o detectado no Sudeste e 11 abaixo do percentual do Sul, Centro-Oeste e Norte. A média geral é de 59,4%, segundo o Paraná.

Entre os que são contrários à destituição da petista, os nordestinos lideram com folga, com 46,1%.  Na primeira pesquisa, publicada ontem, três em cada quatro eleitores da região acham que a presidente não conseguirá resolver os problemas financeiros do Brasil.

Fonte: Correio da Bahia