Geral Vitória da Conquista

Cresce número de animais abandonados nas ruas de Vitória da Conquista

Cachorros vivem soltos nas ruas, misturados aos pedestres

Não se tem número exato, mas dados coletados pelo BLOG DO ANDERSON junto a observadores sociais dão conta de que cerca de 1,5 mil animais vivem nas ruas de Vitória da Conquista. Os mais vistos são os cachorros, mas gatos e cavalos também são vistos em praças públicas. O número poderia ser mais, caso não houvesse ações de ativistas com as realização de castrações.

A principal defesa para minimizar essa situação é a construção de um CCZ [Centro de Controle de Zoonoses], cujo terreno já foi doado pelo Município de Vitória da Conquista, mas falta o recurso financeiro orçado em R$ 3 milhões, segundo o vereador Sidney Oliveira (PRB). Na manhã deste sábado (3) , os cachorros se misturavam aos pedestres.

A quantidade de cachorros nas ruas tem preocupado os pedestres, pois alguns cães são violentos e assustam as pessoas, principalmente crianças e idosos. Segundo a dona de casa Marilena Souza de Jesus, nos dias de coleta de lixo os cachorros acompanham os catadores de reciclagem e se tornam agressivos com os pedestres. “Poucos dias atrás um cachorro foi pra cima de minha sogra, uma senhora de 80 anos, quando ela foi entrava em casa”, disse, lembrando que o filho de 10 anos foi mordido por um cachorro quando retornava de bicicleta da escola para casa. “Quando meu filho passou, vários cachorros perseguiram ele ao ponto dele perder o equilíbrio e cair. Ele ficou tão assustado que não quis mais sair de bicicleta”, contou.

Outro que não tem boas recordações com relação aos animais é o motociclista Jonas Sampaio, que teve a perna quebrada ao cair da moto quando tentava escapar de uma matilha de cães.  “Foi uma loucura, eles me perseguiram como se fosse um filme de terror. Ao desviar de um deles, a moto derrapou na terra e eu cai. Ao me verem no chão, eles desistiram e foram embora, porém eu fiquei machucado e sem ninguém pra bancar o prejuízo com médico, hospital e medicação”, afirmou. //Com informações do Blog do Anderson.