Brasil

COVID-19: VACINA RUSSA INDUZ IMUNIDADE SEM EFEITOS ADVERSOS

A vacina russa para a Covid-19 Sputnik V não apresenta efeitos adversos e induz resposta imune. O estudo com os resultados preliminares foi publicado na revista científica The Lancet nesta sexta-feira (04).

No entanto, de acordo com a publicação, os cientistas sabem que é necessário mais testes para comprovar a eficácia da imunização. As análises são referentes às fases 1 e 2.

Foram feitos dois ensaios com 38 voluntários cada, 76 no total. Segundo os pesquisadores, não foram verificados impactos colaterais sérios até 42 dias depois da imunização. Todos os participantes desenvolveram anticorpos para o coronavírus.

No mês passado, autoridades do país já haviam anunciado que o antivírus era seguro. O primeiro lote da imunização contra o coronvaírus está previsto para ser distribuído neste mês. O país pretende produzir 5 milhões de doses por mês entre dezembro e janeiro.

A vacinação em massa, prevista para começar em outubro, dará prioridade aos profissionais na linha de frente no combate à doença e professores, mas será voluntária. O medicamento, registrado em agosto, garante imunidade por até dois anos.

Vacina no Brasil

O governo do Paraná e Rússia assinaram acordo para produção da Sputnik V. O convênio foi assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e pelo embaixador russo Sergey Akopov no início do mês. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa liberar os testes no Brasil.

O governo da Bahia “está em contato com representantes russos para obter maiores informações sobre os estudos das fases 1, 2 e 3 do imunizante e avançar nas negociações”.