Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Geral Vitória da Conquista

Conquistenses promovem campanhas de doação de água à população mineira

A campanha foi desenvolvida pela academia com apoio de alunos

A campanha foi desenvolvida pela academia com apoio de alunos

Como prova da solidariedade dos baianos, a população conquistense tem realizado diversas campanhas de doações de água e outros itens para atender os habitantes das cidades de Minas Gerais, atingidos pelo rompimento das barragens em Mariana, as quais ocasionaram um desastre ambiental de grandes proporções.

Além de algumas congregações evangélicas da cidade que estão envolvidas em arrecadar galões de água mineral, e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb, há outros grupos espalhados pela cidade. Um deles é o da Academia Team Cowboy, situada no Bairro Patagônia. Por meio de uma campanha envolvendo proprietários e alunos, foram arrecadados 68 fardos de água, que serão enviados a Governador Valadares por meio da Comunidade Cristã.

Mariana

No último domingo (15), a Prefeitura de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, suspendeu o recebimento de donativos aos atingidos pelo rompimento das barragens. Segundo a administração municipal, o objetivo da decisão é fazer o levantamento da quantidade dos itens doados e verificar se o que foi conseguido atende as necessidades da população afetada pelo desastre ambiental. Ainda, segundo o órgão, a preocupação é evitar o desperdício do que foi arrecadado.

Serão mantidas as doações em dinheiro em contas bancárias, vinculadas à Prefeitura de Mariana, geridas por um conselho gestor com representantes de diversos setores da sociedade civil para dar transparência à ação.

A prefeitura ressalta a importância do trabalho voluntário e informa que, em caso de restabelecimento da campanha, uma nota oficial será publicada no site.

Desastre

As barragens Fundão e Santarém da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP, se romperam no último dia, despejando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério e água. O distrito de Bento Rodrigues foi destruído e centenas de pessoas ficaram desabrigadas. A lama alcançou outros distritos de Mariana, como Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa. Os rejeitos no Rio Doce afetaram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.