Vitória da Conquista

CONQUISTA | Idosa vacinada contra Covid-19 recebeu duas doses no intervalo de uma semana

Uma idosa de 92 anos, que mora sozinha no Bairro Brasil, em Vitória da Conquista, teria recebido duas doses contra a Covid-19 no intervalo de sete dias.

 

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da CoronaVac — produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac — estabelece que o esquema de imunização é de duas doses de 0,5ml, com intervalo entre duas e quatro semanas.

 

A descoberta sobre o erro de cronograma aconteceu por acaso, por uma vizinha da idosa, ao notar movimentação de policiais acompanhados de vacinadores em frente à casa da mulher, nessa quarta-feira, 10.

 

“Fui ver do que se tratava, porque ela mora sozinha, mas quando cheguei disseram que era para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, disse. Como não havia parentes na casa, os vacinadores fizeram a entrega do cartão da vacina à vizinha, que ainda não sabia da aplicação da primeira dose, dia 4.

 

“Quando eu comentei com minha irmã que a Dona Lau havia recebdido a primeira dose ela tomou um susto e disse que a primeira dose da vacina já teria sido aplicada dia 4 e que eles também deixaram um cartão de vacina para ser entregue à família, que mora fora”, explicou.

 

Não foram registrados efeitos adversos graves nem de interesse especial relacionados às duas vacinas.

 

Procurado para explicar sobre efeitos colaterais, o Instituto Butantan destaca que os mais comuns apresentados após a vacina CoronaVac incluem dor no local da aplicação e dor de cabeça após a primeira dose, mas não explicou sobre os eventuais riscos da aplicação de duas doses seguidas sem a observância do intervalo recomendado.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da comunicação oficial da Prefeitura, e aguarda resposta. O espaço está aberto para manifestações.

 

//Sudoestedigital