Brasil

Comitiva do governo federal chega a Roraima para ouvir lideranças Yanomami

A comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania chegou a Roraima para apurar a situação da crise humanitária que atinge indígenas Yanomami. A secretária executiva do ministério, Rita Oliveira, que chegou ao estado no domingo (29), afirmou que a expectativa é conseguir fazer um diagnóstico das violações de direitos humanos que estão afetando a população.

“É um trabalho bastante amplo de diagnóstico, fazendo escuta pública da sociedade civil e das lideranças indígenas. E, a partir dessas informações, voltar em um 2º momento para implementar as ações emergenciais que estão sendo planejadas pelo ministério.” afirmou Oliveira.

A comitiva realizará o mapeamento de equipamentos públicos para que seja possível implementar políticas de direitos humanos para essas populações, além de mapear informações com relação a pessoas que precisam ser imediatamente incluídas no sistema de proteção do ministério.

Na manhã desta segunda-feira (30), a comitiva chega, pela manhã, no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e ouvirá os líderes indígenas para conhecer as principais demandas. À tarde, haverá uma reunião na Casa Civil do Governo de Roraima para alinhamento de medidas em prol da comunidade indígena. Às 17h, está marcada uma reunião na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Roraima para ouvir as necessidades do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, dos conselhos municipais, e conselhos tutelares.