Bahia Reportagens

DESTAQUE: Comissão de excedentes vai a Salvador, se reúne com representantes do governo e protesta por convocação

Apesar da manifestação e das reuniões com representantes do Governo Estadual, excedentes do concurso PMBA 2012 não obtiveram resposta concreta às reivindicações

Por Gabriel Oliveira

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

O secretário estadual de Administração, Edelvino Góes, recebeu, nesta segunda-feira (10), uma comissão formada por excedentes do concurso da Polícia Militar realizado em 2012. Em relação a expectativa dos excedentes a respeito da prorrogação do concurso, o secretário disse que será necessário avaliar a disponibilidade orçamentária levando em consideração, por exemplo, os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal quanto a folha de pessoal. “Em 2013, por exemplo, tivemos menos receita líquida corrente, em torno de 6%, e mais receita com pessoal, na casa dos 45.30. Isso significa que, no quesito pessoal, ficamos no limite estabelecido pela Lei”, observou o titular da Saeb ao frisar que não se pode deixar de lado a avaliação da disponibilidade orçamentária e financeira do Estado.

Representantes de diversas cidades da Bahia realizaram passeata em frente ao Centro Administrativo da Bahia

Representantes de diversas cidades da Bahia realizaram passeata em frente ao Centro Administrativo da Bahia

Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Zé Neto (PT) intermediou o encontro e se posicionou favorável à extensão do prazo de validade do concurso de 2012, assim ocorreu com o de 2008. “Trabalharemos para chamar em torno de 600 candidatos suplentes ainda no primeiro semestre deste ano, desta forma chegaremos a duas mil vagas preenchidas, e garantir a prorrogação do certame por mais um ano”, declarou.

Segundo Osvaldo Filho, liderança do movimento dos excedentes em Vitória da Conquista, “a comissão voltou de Salvador muito triste, pois não obtivemos quaisquer notícias e garantias concretas de que os excedentes serão convocados, apenas que o Governo fará um esforço para convocar apenas os 600 que faltam para completar o previsto no edital, o que, pela lei, obrigatoriamente deve acontecer. Nós precisamos de mais policias pois a violência está um caos. Não podemos admitir que a Bahia continue da mesma forma. Esperamos que o governador faça uma reanálise do concurso realizado em 2012 e que tire o Estado dessa situação de insegurança, principalmente Vitória da Conquista e Região sudoeste”, declarou em entrevista ao Blog da Bia Oliveira.