Brasil Política

Com prisão de Gustavo Ferraz, Codesal é comandada temporariamente pelo secretário André Fraga

O prefeito não deu um prazo para a definição conclusiva do substituto de Gustavo Ferraz

Três dias após a prisão do ex-diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz (PMDB), o prefeito ACM Neto afirmou à imprensa, na manhã desta segunda-feira (11), que o cargo vago está de forma temporária sob a responsabilidade do secretário de Cidade Sustentável, André Fraga.

“Por enquanto, o secretário André Fraga, de Cidade Sustentável, responde hoje pela Codesal. A Codesal está ligada à Secretaria de Cidade Sustentável e o secretário André Fraga já teve desde a semana passada, a partir de um comando dado por mim, a incumbência de assumir a coordenação da Codesal até que então a gente possa definir um nome que, de maneira permanente, venha assumir a Codesal e tocar os trabalhos”.

A declaração foi dada durante coletiva que anunciou as atrações do Festival de Primavera. O prefeito não deu um prazo para a definição conclusiva do substituto de Gustavo Ferraz. O democrata destacou que a escolha está integrada a outras mudanças que pretende fazer no governo nos próximos dias.

“Eu estou fazendo alguns ajustes essa semana. Eu estou fazendo algumas mudanças pontuais na nossa equipe de trabalho, que não se limitará apenas à escolha de um novo diretor para a Codesal”. Neto disse que serão feitas, ao menos, três mudanças pontuais. Os ajustes, entretanto, não foram antecipados.

Questionado se o posto que pertencia à Gustavo Ferraz será dado a algum outro integrante do PMDB, o prefeito disse que as escolhas têm motivações técnicas.

“Aqui na prefeitura não tem cota de [partido] A, B ou C. Aqui na prefeitura todas as funções passam por uma análise minha e por uma decisão minha. O Gustavo Ferraz, ele já era anteriormente colaborador da prefeitura, na Diretoria de Habitação. Do ponto de vista técnico, ele vinha fazendo um bom trabalho na Codesal, o que não exime os fatos que estão aí postos, o que me fez tomar uma decisão imediata [pela exoneração]”.
Exoneração

Preso pela Polícia Federal (PF), Gustavo Ferraz (PMDB) foi alvo deoperação que também prendeu o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB).
A prisão foi determinada pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, em uma nova fase da Operação Cui Bono, que investiga fraudes na Caixa Econômica Federal. Investigadores dizem que Ferraz já foi indicado por Geddel para buscar, em 2012, valores ilícitos remetidos por Altair Alves, emissário de Eduardo Cunha.

Na ordem de prisão, o juíz conta que o exame pericial feito no valor encontrado em um bunker em Salvador, mais de R$ 51 milhões, identificou fragmentos de impressões digitais de Gustavo Ferraz, como também de Geddel Vieira Lima.

Por conta da prisão, Ferraz foi exonerado do cargo. Por meio de nota, a Prefeitura disse que o diretor foi exonerado em consequência das investigações policiais em curso. A Prefeitura ainda disse não que compactua com nenhum ato ilícito e que qualquer servidor municipal envolvido em questões dessa natureza terá que responder na Justiça.

Gustavo Ferraz foi empossado diretor-geral da Codesal, em 18 de janeiro de 2017. Anteriormente, ocupava a função de diretor de Habitação da antiga Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, agora chamada de Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas. Ele ficou no cargo entre os anos de 2015 e 2016.

Ferraz também foi superintendente da Indústria e Comércio da Prefeitura de Lauro de Freitas (2013 e 2014), como também de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia (2009) e da Agência do Desenvolvimento Econômico de Salvador (2007-2008).
Gustavo Ferraz também se candidatou pelo PMDB como vice-prefeito em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, no ano passado, mas não foi eleito. Ele integrou a chapa do candidato à prefeitura Mateus Reis (PSDB). Mateus esclareceu, em nota publicada no Facebook, que a campanha dele não recebeu recursos do PMDB e que a escolha de Ferraz como vice foi resultado de aliança e não definida por ele. // G1 Bahia