Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Saúde

Com baixa procura, vacinação contra gripe na BA é prorrogada até dia 12

Novo prazo foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pois apenas 60 dos 417 municípios atingiram meta de vacinar 80% da população

Novo prazo foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pois apenas 60 dos 417 municípios atingiram meta de vacinar 80% da população

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) prorrogou mais uma vez a 17ª campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com o órgão, o novo prazo para a imunização é o dia 12 de junho. Em Salvador, a campanha já havia sido prorrogada para a mesma data.

Até quarta-feira (3), segundo divulgou a Sesab, apenas 60 dos 417 municípios baianos atingiram a meta prevista, que é de vacinar 80% da população alvo, composta por 3,3 milhões de pessoas. A cobertura vacinal na Bahia está em 61,15%.

Devem ser vacinados os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A campanha contra a gripe teve início no dia 4 de maio, e já havia sido prorrogada para o dia 5 de junho. As vacinas podem ser tomadas nas unidades de saúde.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves e até mesmo a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A principal forma de prevenção é a vacinação.

Fonte: G1