22 de outubro de 2013 às 4:11

Coluna ‘A cidade’: Vitória da Conquista, de Suíça a Saara baiana em minutos

Por Gabriel Oliveira

Vitória da Conquista é uma das poucas cidades brasileiras que apresentam um clima totalmente atípico, onde características das quatro estações do ano aparecem em um só dia.

Um exemplo foi nesta segunda-feira (21), dia em que, durante a manhã, o clima com nuvens e pouca incidência solar, característico de outono, se destacava na cidade. Já no início da tarde, uma forte chuva de verão caiu sobre a cidade, provocando fortes enxurradas, e transtornos aos conquistenses, que ficaram com dificuldades de locomoção nas principais vias de Vitória da Conquista. Pouco mais de um hora após o início da chuva, o clima já se mostrava outro: tempo relativamente aberto e uma boa incidência de sol, característica de primavera. Se quem parou para observar esses fenômenos de mudanças climáticas já estava impressionado, fortes ventos e um clima frio fecharam esta segunda-feira com uma lembrança do inverno que findou-se há quase um mês.

Várias explicações podem ser dadas para o fenômeno. Vitória da Conquista tem um clima subtropical ameno, mas sofre influência vindas tanto do litoral, que está bem próximo, quanto os ventos que viajam e chegam fortes ao planalto da conquista. Ainda é válido ressaltar que a cidade tem um nível de raios UV extremo, em que a incidência solar não produz um clima abafado com na ‘Cidade Sol’ (Jequié), Feira de Santana e outras, e sim, afeta a pele de um jeito que chega a provocar ardores, e dez minutos exposto ao sol já é tempo suficiente para notar um nível de bronzeamento da pele. O que ameniza o clima são os fortes ventos, tão intensos que é difícil entender o por quê do parque eólico ter ido para Caetité.

No verão, as médias são de 22ºC a 27ºC, chegando em alguns dias e horários a 34º C. No inverno as temperaturas médias são de 12ºC a 21ºC, podendo atingir até 6ºC em determinados momentos do dia. Essas médias por estação, no entanto, podem variar muito mais por diversos motivos. Entre os dias 09 e 12 de outubro deste ano, por exemplo, uma frente fria que atravessou o país chegou a Vitória da Conquista, fazendo com que os conquistenses tirassem as roupas de frio do guarda-roupa em pleno verão, com 12ºC pela manhã. Também é comum dias quentes em pleno inverno, que aliás não é muito longo. Vitória da Conquista, de Suíça a Saara baiana em minutos!

Foto tirada às 15h desta segunda-feira (21), na avenida Brumado. Fotos: Gabriel Oliveira

Foto tirada às 15h desta segunda-feira (21), na avenida Brumado. Fotos: Gabriel Oliveira

Terminal da Lauro de Freitas aproximadamente às 16h30

Terminal da Lauro de Freitas aproximadamente às 16h30



Um cometário

Deixe seu Comentário