Bahia Serviços Públicos

Cerb ultrapassa metas estabelecidas em 2016 com a perfuração de 618 poços tubulares

A Cerb atende as comunidades rurais com abastecimento de água

A Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), conseguiu ultrapassar as metas estabelecidas em 2016. Foram 618 poços tubulares profundos perfurados no estado, com investimentos da ordem de R$ 15 milhões. No ano passado, foram perfurados apenas 220 poços. No segmento de abastecimento de água para consumo humano, a Cerb vai atender 144 mil pessoas com a construção de 600 sistemas, onde foram investidos R$ 95 milhões, sendo 426 no semiárido baiano, totalizando 164 municípios.

Nesta quinta-feira, 29, o governador inaugurou sistemas de água em sete localidades rurais de Riachão das Neves

Para 2017, a empresa pretende perfurar mais 648 poços tubulares e construir 623 sistemas de abastecimento de água, sendo que os recursos para 327 sistemas já estão assegurados. A Diretoria Colegiada da Cerb anunciou ainda a construção da Barragem de Baraúnas, captação de recursos para construir mais três empreendimentos; instalação de fusegates na Barragem de Ponto Novo e captação de recursos para instalar o mesmo sistema em Pedras Altas.

Além da previsão de finalizar o ano com 600 sistemas de abastecimento de água construídos em 2016, foram implantados 410 módulos sanitários domiciliares e cinco projetos de sistemas de água concluídos. Entre as diversas ações realizadas pela empresa, as visitas domiciliares, nos pré e pós empreendimentos dos sistemas pelas assistentes sociais, atingiram a marca de 9.033 ações, com objetivo de garantir a oferta de água para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável pela gestão e manutenção dos sistemas de água e saneamento rural. A chegada dos sistemas de água construídos pela Cerb transformou a vida de milhares dos moradores da zona rural.

A empresa pretende em 2017 chegar a marca de 648 no segmento de perfuração de poços e 92% serão executados dentro do prazo, com aproveitamento 78% dos poços de pequena vazão. A Cerb vai adequar as sondas rotopneumáticas com os novos trailers. No Núcleo Regional de Feira de Santana, será implantada usina solar fotovoltaica, que proporcionará uma redução de 25% do consumo de energia. Entre diversas ações para 2017, uma delas será a contratação de Revisão Periódica de Segurança de Barragens e Plano de Ação de Emergência para Apertado, Pedras Altas, Ponto Novo, Bandeira de Melo, São Jose do Jacuípe, França, Pindobaçu.

Avaliação das metas e os resultados de 2016, bem como os desafios para 2017 foram os assuntos abordados durante uma reunião que aconteceu, no último dia 22 de dezembro, no auditório da Cerb. O evento foi encerrado pelo presidente Marcus Vinicius Bulhões que agradeceu a todos os colaboradores pelo empenho, comprometimento e dedicação e lembrou que este ano, apesar de muito difícil, as metas foram alcançadas.