Bahia

Cerb disponibiliza equipes para recolher óleo nas praias da Bahia

Manchas de óleo foram localizadas nos distritos de Trancoso e Arraial d’Ajuda

As manchas de óleo continuam avançando pelo litoral da Bahia e já chegaram à Porto Seguro, 25ª cidade baiana atingida pelo petróleo. Pescadores e marisqueiros dos distritos de Trancoso e Arraial d’Ajuda localizaram as manchas em três praias da região. Diante da situação preocupante, o governador Rui Costa e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), através do chefe de gabinete da presidência, Neto Carletto, disponibilizaram equipamentos e pessoal para ajudar no recolhimento do óleo nas praias.

“É preocupante ver que as manchas de óleo estão avançando pelo nosso litoral. Em 30 de agosto foi avistada a primeira mancha na costa brasileira e de lá pra cá a situação não tem melhorado. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Bahia lidera o ranking da lista de localidades atingidas, totalizando 74 locais afetados. Não podemos ficar de braços cruzados diante desse crime ambiental”, enfatizou Neto.

Com o surgimento das manchas em Porto Seguro, a tendência do avanço do óleo para o Sul do estado se confirma e agora atinge o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, arquipélago que abriga a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e fechou visitação por três dias. //Acorda Cidade