Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia Segurança

Cem presos envolvidos em rebelião que deixou 2 mortos são transferidos

Complexo Penal de Itabuna. Foto: Reprodução

Complexo Penal de Itabuna. Foto: Reprodução

G1/Bahia

Cem internos envolvidos na rebelião que deixou dois presos mortos no Conjunto Penal de Itabuna, na manhã de sexta-feira (23), foram transferidos para outras unidades penais da Bahia no início da manhã deste sábado (24). De acordo com o tenente-coronel Ubiracy Silva, que comanda o 15º Batalhão da Polícia Militar de Itabuna, a transferência foi iniciada por volta 7h e concluída antes das 10h. “Foram transferidos os presos identificados com comportamento inadequado, contrariando as normas da unidade”, afimou Ubiracy Silva.

Embora não tenha informado as unidades penais para onde os internos foram transferidos, justificando questões de segurança, o tenente-coronel informou ao G1 que a transferência ocorreu de forma pacífica. Ubiracy ainda relata que os 29 presos que estavam internados no Hospital de Base, após serem feridos na rebelião, já retornaram à unidade penal.

Rebelião – Dois detentos morreram e ao menos 15 ficaram feridos durante rebelião iniciada na manhã de sexta-feira (23), no Conjunto Penal de Itabuna, na região sul da Bahia. De acordo com comunicado afixado na unidade, os nomes das vítimas são Claudemir Francisco dos Santos e Márcio Cardoso dos Santos, que erão do pavilhão dois. De acordo com a polícia, a rebelião começou por volta das 5h da manhã desta sexta-feira. Na ação, os presos quebraram paredes e queimaram colchões. Policiais usaram bombas de efeito moral e balas de borracha durante a tentativa de conter a situação.

Os feridos, alguns em estado grave, receberam primeiros atendimentos do Samu ainda no estacionamento da unidade e foram levados posteriormente para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.