Bahia

Câncer de colo do útero levou 429 mulheres a óbito em 2019 na Bahia

O câncer de colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo ou cérvix

O câncer de colo uterino é um tumor que acomete a porção inferior do útero, chamada colo ou cérvix. Este câncer é altamente prevalente na população feminina. No mundo, ocupa o segundo lugar no “ranking” dos cânceres femininos, só perdendo para neoplasia mamária. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no ano passado, 752 mulheres ficaram internadas e 429 foram a óbito.

A oncologista Renata Cangussu, do Núcleo de Oncologista da Bahia (NOB), explica que 90% dos casos da doença estão relacionados à incidência de papilomavírus humano (HPV) entre mulheres. É um tipo de vírus bastante comum na população. “A maioria das mulheres será exposta a este agente durante suas vidas sexuais, porém a infecção é de forma transitória, onde o próprio organismo tem a capacidade de eliminar o vírus num período que varia de seis meses até dois anos”, esclarece.

“Mesmo que ocorra o desenvolvimento de alguma lesão, o próprio sistema imunológico pode “curar”, sem nenhum tratamento. Em cerca de 10% dos casos, onde a imunidade não conseguiu reagir à presença do vírus, pode ocorrer à persistência da infecção, com evolução para lesões de maior gravidade. Aí nesta situação é necessário o tratamento das lesões, com a remoção da porção acometida do colo do útero”.

Quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado, a mulher pode apresentar um quadro de anemia devido à perda de sangue, além de dores nas pernas, nas costas, problemas urinários ou intestinais e até perda de peso sem intenção. “Os sangramentos podem ocorrer durante a relação sexual, fora do período menstrual e em mulheres que já estão no período da menopausa”, diz a oncologista.

VACINA

Renata Cangussu lembra que a vacinação contra o vírus sexualmente transmissível é medida preventiva essencial no combate à doença. “O Diagnóstico precoce pode evitar em 80% dos casos os riscos de metástases e outras complicações decorrentes deste tipo de tumor”, disse Renata.

A especialista reforça a necessidade da vacinação na prevenção primária da doença e lembra que também é fundamental conscientizar a população para a importância do sexo seguro, uma vez que as relações sexuais são a principal forma de transmissão do HPV. “Fique atento aos primeiros sinais. O tumor ocorre quando as células que compõem o colo uterino sofrem agressões causadas pelo HPV. Os primeiros sinais aparecem por meio de sangramento vaginal, seguido de corrimento e dor na pelve”, destaca.

A médica ressalta, ainda, que as vacinas estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), meninas dos nove aos 13 anos e meninos a partir dos 11 anos até 14 anos podem se imunizar. “Precisamos estimular os pais e responsáveis para vacinar as crianças. Apenas 30% das garotas tomam a vacina e 18% dos meninos chegam a se imunizar”, frisou.

A doença é silenciosa e, por isso, em cerca de 35% dos casos acaba levando à morte. A preocupação acerca dos crescentes índices da doença aumenta quando analisado o principal causador da condição, o contágio do HPV. Mais comum tipo de infecção sexualmente transmissível em todo o mundo, o vírus atinge de forma massiva as mulheres.

CONTÁGIO

Segundo o Ministério da Saúde, 75% das brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV ao longo da vida, sendo que o ápice da transmissão do vírus se dá na faixa dos 25 anos. Após o contágio, ao menos 5% delas irá desenvolver câncer de colo do útero em um prazo de dois a dez anos, uma taxa que preocupa os especialistas.

Aproximadamente 90% dos casos ocorrem em países pobres ou emergentes, sobretudo por estratégias de implementação vacinal e programas de rastreio populacional inadequados. A mortalidade nesses países é cerca de 18 vezes maior que em países desenvolvidos. No Brasil, a taxa de mortalidade ajustada para a população mundial de 4,70 óbitos para cada 100 mil mulheres, revela o órgão.

Existem mais de 150 tipos de HPV, cerca de 40 são habitantes da região genital e 15 são mais agressivos, chamados oncogênicos (cancerígenos). Os HPV não agressivos, ou não oncogênicos, ocasionam as verrugas genitais, ou condilomas, que são lesões benignas sem risco de evolução para câncer. O tratamento destas verrugas pode ser por meio de medicamentos locais que destroem ou estimulam a imunidade, ou a retirada cirúrgica.

As lesões pré-cancerosas provocadas pelos vírus cancerígenos no colo uterino são chamadas de neoplasias intraepiteliais cervicais (NIC). Estas são divididas em 3 graus: I, II e III. A NIC I representa lesão com comportamento benigno e em geral não requer tratamento, pois regride espontaneamente na maioria das vezes. //Tribuna da Bahia

Os fatores de risco para a infecção pelo HPV e conseqüentemente para as lesões pré-cancerosas e o câncer estão associados ao comportamento sexual, hábitos de vida e algumas doenças. Dentre eles são citados – Início sexual precoce – Multiplicidade de parceiros sexuais – Fumo – Imunossupressão – Desnutrição – Uso de contraceptivos hormonais – Baixo nível socioeconômico – Infecção por Chlamydia trachomatis.