Sem categoria

Campanha nacional de vacinação contra a gripe lota unidades de saúde

Os idosos fazem parte do grupo prioritário para ser imunizado

Os idosos fazem parte do grupo prioritário para ser imunizado

Já está disponível nas unidades de saúde de Vitória da Conquista, desde segunda-feira (18), a vacina contra a gripe, também conhecida como Vacinação do Idoso. O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é reduzir o internamento hospitalar por complicações decorrentes da gripe. A vacinação acontece até o dia 20 de maio.

Por conta do medo da população com o H1N1, no primeiro dia, a procura pela vacina foi intensa em todas as unidades de saúde do município. “Nós recebemos 30% do total das doses que o município vai receber até o fim da campanha e já distribuímos todo o estoque para as unidades”, esclareceu a coordenadora de Imunização, Elba Sampaio. Novas remessas serão enviadas pelo Ministério da Saúde ao longo da campanha.

O público estimado para a campanha é de mais de 71 mil pessoas. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% deste público até o fim da campanha.

Na Unidade de Saúde da Família da Patagônia, a aposentada, Marta Resende, 78, chegou cedo para garantir a sua proteção. “Eu tomo essa vacina desde a primeira campanha, porque antes eu ficava muito gripada e agora, depois da vacina, nunca mais gripei. Então, faço questão de vir no primeiro dia”, explicou Marta.

Confira se você faz parte de um dos grupos prioritários que serão atendidos:

crianças de 6 meses a menores de 5 anos;

gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente);

trabalhador de saúde;

povos indígenas;

indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

população privada de liberdade;

adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas;

funcionários do sistema prisional;

pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

Fonte: Secom/PMVC