Vitória da Conquista

Câmara celebra Dia da Consciência Negra com sessão especial e entrega do Troféu Zumbi dos Palmares

Durante a cerimônia, quatro personalidades que atuam em defesa da comunidade negra serão homenageadas com o Troféu Zumbi dos Palmares

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza no dia 20 de novembro (quarta-feira), a partir das 9h, no plenário Carmem Lúcia, a sessão solene sobre o Dia da Consciência Negra. A sessão foi instituída pela Câmara como Lei Regimental Nº 002/2008, sendo realizada todos os anos, e tem como finalidade provocar reflexões sobre a igualdade entre as pessoas, e as consequências dos preconceitos que a população negra enfrenta desde o período de escravidão.

Durante a cerimônia, quatro personalidades que atuam em defesa da comunidade negra serão homenageadas com o Troféu Zumbi dos Palmares: Roque Mendes Prado Trindade, Elza Santos Rodrigues de Freitas, Aurélio Fred Macena dos Santos e Daiane Oliveira Santos.

A Consciência Negra representa a luta dos negros contra a discriminação racial. O dia 20 de novembro foi instituído no Brasil como o “Dia da Consciência Negra” em homenagem a data da morte do líder negro “Zumbi”, que lutou contra a escravidão no Brasil. Por esse motivo todos os anos, é realizada na CMVC uma sessão solene para comemorar a data.