Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Geral Vitória da Conquista

Câmara Municipal homenageia 13 anos da Cotefave

Na fala dos componentes da mesa, destacou-se o papel de agente social da instituição

Na fala dos componentes da mesa, destacou-se o papel de agente social da instituição

O aniversário de 13 anos de fundação da Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave) foi tema de uma audiência pública na Câmara de Vereadores ocorrida nesta segunda-feira (24). Na fala dos componentes da mesa, destacou-se o papel de agente social da instituição, que acolhe e transforma vidas de inúmeras pessoas com dependência química.

A instituição, que nasceu em 2002, é uma organização não governamental que atua no combate e tratamento do consumo de drogas. Em seu site, informa que tem como missão a prevenção em três níveis: prevenção primaria, ou seja, busca prevenir o uso da droga antes que ele inicie; prevenção secundária, busca evitar que a doença da adicção a drogas se instale, detectando e fazendo o encaminhamento necessário; e terciária, quando adicção já se acha instalada, requerendo assim uma intervenção mais incisiva.

Autoridades e parceiros parabenizam e destacam importância da entidade

O residente Clóvis Abreu da Silva disse estar alegre em participar da comemoração dos 13 anos de Cotefave, pois é fruto desse trabalho. Ele enfatizou que o maior patrimônio é a pessoa humana, o resgate de vidas que estavam em destroços, consumida pelos vícios, degradantes. Destacou que “hoje estou ali cuidando da minha vida espiritual e social”. Afirmou que quem ganha o presente nessa data é a sociedade que recebe vidas renovadas pelo trabalho da instituição. Para ele, as pessoas são tratadas com dignidade, respeito e amor, sendo esse último, o maior ingrediente da comunidade. Também salientou a presença e o trabalho do Pe. Edilberto Araújo Amorim. “Se não fosse pela iniciativa, fé, amor, trabalho dele não teríamos essa realidade”. E entende que “a restauração do indivíduo se estende a família. A gama de alcance é enorme. Em um restaurado quantas pessoas não são restauradas?”.

Já o interno da Cotefave, Gabriel Ferreira Nogueira, disse ser uma honra estar representando seus colegas internos na mesa da audiência pública. Ele destacou os apoios que recebeu da empresa em que trabalha, da família e da Cotefave, sem os quais não estaria se recuperando. Gabriel falou que o tratamento da instituição proporciona aos internos reaprendizado dos valores morais, espirituais e familiares, além do respeito, da educação e da pontualidade. Lá, segundo ele, os internos são tratados com humanização e respeito às individualidades de cada um.

O representante do Banco Povo, Alfredo Neto, destacou o fato de que a Cotefave é uma instituição gerida pela sociedade, assim como o banco. “É um exemplo de transformação de vidas. Todos nós conhecemos pessoas que por ali passaram e é muito importante a gente ver os exemplos que essas pessoas nos dão”, disse. Neto parabenizou o Pe. Edilberto, do qual é colega no conselho do Banco do Povo, pelo trabalho realizado.

Representando a Secretaria de Saúde, a diretora de Atenção Programática e Especializada, Tarcísia Castro Alves, afirmou que falar de Cotefave “é trazer a palavra esperança que temos e vemos na vida de cada ser humano que passa ali. Muitos precisam de cuidado e acolhimento e encontram ali um lugar de esperança”. Ela destacou a parceria da instituição com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), cuidado não só com os dependentes químicos como também dos familiares. Alves destacou que “no momento que reabilitamos uma pessoa estamos reabilitando uma sociedade” e parabenizou ao Pe. Edilberto e toda equipe.

O representante do Conselho de Segurança (Conseg), Marcelo Moreira, contou que a entidade construiu uma casa para acolhimento de adolescentes na Cotefave. Moreira aproveitou a oportunidade para cobrar das autoridades políticas e públicas a construção de uma unidade de atendimento para adolescentes que necessitam cumprir medidas socioeducativas. Ele destacou o trabalho diário do Pe. Edilberto Amorim e dos colaboradores da Cotefave que, de acordo com ele, sempre empreendem esforços para realizar as atividades do cotidiano da instituição.

Para Inácio Lopes Oliveira, diretor da Cotefave, “fazer parte da família Cotefave, para mim, significa ter a oportunidade de servir e ser servido”. Segundo ele, o trabalho da instituição quebra preconceitos. “Muitos encararam as pessoas que fazem uso de drogas, álcool e outras substâncias como marginais. Mas, não são”, detalhou. Oliveira defende que, muitas vezes, “essas pessoas são vítimas das circunstâncias da vida”. Ele lembrou que a Cotefave é um exemplo de renovação da fé ao ressaltar o sonho de um “louco”, Pe. Edilberto, que hoje é uma realidade. “Eu acredito que esse sonho só pôde acontecer pela fé”, falou.

O Diretor Geral da Cotefave, Pe. Edilberto Amorim, agradeceu ao vereador Luciano Gomes (PR) e à bancada de situação da CMVC pela homenagem. Fez uma saudação especial a Hélio Ribeiro, que foi um dos fundadores da instituição, e aos residentes. Destacou que os familiares dos residentes o procuram e dizem que se sentem seguros com seus filhos na Cotefave. “Só quero dizer muito obrigado ao Deus maravilhoso, amoroso, misericordioso, que nos dá paz, e que nos ajuda a resgatar pessoas devolvendo-as a sociedade”. Também agradeceu a Jesus Cristo, pela ressurreição, misericórdia e perdão e aos residentes que ali passaram, aos doadores, aos residentes atuais e familiares. Fez uma saudação especial à equipe e aos voluntários. Salientou que “tudo na vida começa com um sonho, credibilidade e confiança das pessoas”. Relatou as dificuldades do início da instituição. Também agradeceu ao voluntário Josemar Ferraz, responsável pelo projeto do centro.

Já o vice-prefeito do município, Joás Meira, destacou que a Cotefave é uma “instituição que tem feito muito bem à nossa cidade”. Segundo ele, o aniversário da entidade “é um momento ímpar, muito emocionante para todos nós”. Ele ressaltou a parceria entre a Prefeitura Municipal e a Cotefave. “Estamos aqui para reconhecer esse trabalho. Nosso prefeito reconhece esse trabalho”, disse. Meira, que é médico reconhece as dificuldades que a dependência química traz, mas defende que com tratamento adequado, apoio e acolhimento é possível vencer o problema.

Hélio Ribeiro falou de sua alegria em participar da comemoração, já que, ele e Pe. Edilberto são sócios fundadores da Cotefave, tendo participado de todo o processo de criação do centro. Ribeiro ressaltou a importância das inúmeras “Foi um sonho que se realizou em pouco tempo”. Agradeceu à Câmara pela homenagem e ao Pe. Edilberto por “ter dedicado parte de sua vida à causa”.

Tribuna Livre – Gildásio Silveira, secretário de Serviços Públicos, parabenizou a Cotefave pelos 13 anos. O secretário aproveitou o momento para divulgar o Plantão de Posturas, serviço implantado pela prefeitura, em parceria com a Polícia Militar e o Ministério Público. O serviço funciona nas sextas, sábados, feriados e vésperas de feriado para receber ligações da população denunciando o som alto em carros, bares ou casas.

O ex-interno Yuri de Oliveira contou que está há três anos sem fazer uso drogas. Ele disse ter aprendido na Cotefave uma nova forma de viver ao aprender novos valores, a valorizar a família. Ele hoje é um dos monitores da instituição e disse que só tem a agradecer. “A comunidade funciona”, destacou ele. “Sou uma pessoa que encontrou uma forma de viver limpo e feliz”, emendou.

O ex-interno Fábio Lucas, conhecido como Fabão, ao fazer uso da plenária, disse aos residentes que “o caminho é esse”. Destacou a presença de Hélio Ribeiro, a quem tem como padrinho. No período de tratamento relembrou dos 12 passos para mudança de vida, com princípios espirituais para a dignidade humana. “Era oferecido quase todas as ferramentas para mudarmos de vida”. Agradeceu ao Pe. Edilberto, a equipe que ajudou em seu processo e “a minha família, pois é a sustentação da mudança de vida na sociedade, a base”.

Ascom/CMVC