Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Política Vitória da Conquista

Câmara homenageia garis em audiência pública

A mesa dos trabalhos foi composta por sindicalistas, empresários e autoridades municipais

A mesa dos trabalhos foi composta por sindicalistas, empresários e autoridades municipais

Ascom/CMVC

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou nesta terça-feira (5), audiência pública para celebrar o Dia do Gari. Dezenas desses profissionais compareceram ao auditório Carmem Lúcia para a homenagem e manifestarem-se sobre o trabalho que realizam. Autor do requerimento que originou a audiência, o vereador Gilzete Moreira (PSB) destacou a importância dos garis para assegurar uma cidade higienizada, melhorando a qualidade de vida das pessoas e ampliando a possibilidade de novos investimentos em todos os cantos da cidade.

A mesa dos trabalhos foi composta por sindicalistas, empresários e autoridades municipais. Todos reconheceram a importância do gari, inclusive como agente de saúde pública, na medida em que, com o trabalho que realizam, impedem o avanço de uma série de doenças e acabam por colaborar com a classe médica e com os agentes comunitários.

O gerente regional da Empresa Torre, Paulo Campos, afirmou que limpeza urbana é uma atividade bastante complicada, pois os garis se expõem a atividade de risco diário, inclusive executando um serviço sempre sujeito a críticas. “Daí a importância da comemoração. “Continuaremos lutando e crescendo. A Prefeitura aumentou as atividades e está ampliando os serviços nas ruas. A limpeza vai melhorar na cidade”, afirmou.

O administrador da Torre, Irineu Bastos, afirmou que acompanha de perto as atividades de Vitória da Conquista e que já verificou que o gari é mais que um agente de limpeza. “É um agente de saúde. Ele promove saúde pública. O médico trata, mas o gari evita as doenças. Portanto, a homenagem é justa e merecida. A Torre tem buscado constantemente cumprir as obrigações com os trabalhadores, com os salários em dia, porque acredita em seus funcionários”.

Representando a categoria, o gari Juarez José dos Santos destacou a importância do gari para a sociedade, apesar de poucas pessoas reconhecerem o seu valor. Afirmou que são esses profissionais os responsáveis pela saúde pública do município, e parabenizou o vereador Gilzete Moreira pela iniciativa da homenagem.

O coordenador de Limpeza da Prefeitura Municipal, Hamilton Moreira Santana, popular Tim, representou o secretário de Serviços Públicos, Elvio Dourado, e afirmou conhecer de perto todas as dificuldades enfrentadas diariamente pelos garis. “São pessoas lutadoras, que tem dignificado esta cidade. Por mais que falem o contrário, somos uma cidade limpa, pois temos profissionais competentes”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, José Marcos Amaral, elogiou o vereador Gilzete Moreira pela audiência e afirmou que outros vereadores deveriam promover atos semelhantes. “A gente não pode falar do Dia do Gari sem lembrar do passado, quando o gari passava fome e pedia esmola. É bom lembrar sempre do passado. Gari caiu do caminhão e morreu por desnutrição. Tempo difícil, mas hoje a gente vê a diferença. Hoje ninguém vê gari pedindo na porta das casas como antigamente”, lembrou.

O secretário geral do SindLimp, Luciano Sousa, teceu elogios aos garis, afirmando que os mesmos são propagadores de saúde “para as outras pessoas viverem melhor”. Reconheceu que, nos últimos anos, os garis tem tido melhor qualidade de vida, com relação a salário, mas vem sofrendo muito nas ruas da cidade, inclusive com acidente, por conta do descarte inadequado de materiais como espetos e vidros.

Além disso, denunciou que muitos desses profissionais são discriminados, ocorrendo casos em que são proibidos de entrarem em padarias po9r estarem fardados. “O gari não é o lixo. É o condutor do lixo. Garis são guerreiros”, afirmou. Luciano reclamou, ainda, da situação de milhares de profissionais que estão com salários atrasados por causa da terceirização promovida pelo Governo do estado. Há casos de trabalhadores com mais de três meses sem receber salários, vale-alimentação e vale-transporte.

O médico ortopedista Márcio Rios afirmou que o Brasil descarta milhões de toneladas de lixo todos os anos e que a coleta do lixo urbano é feita na maioria das vezes por garis, que acabam convivendo diariamente com materiais que podem conter vírus, bactérias e substâncias tóxicas, além dos riscos de perfuração e cortes nos pés e mãos, quedas, exposição constante ao sol, e agravos biomecânicos, pois precisam subir e descer do veículo de coleta de lixo inúmeras vezes, principalmente os que executam coleta porta a porta.

“Reconhecemos então que eles sofrem com a variada combinação de riscos ocupacionais e insalubres. Os riscos trazidos pelo exercício da atividade são agravados pela pouca atenção da maior parte da sociedade brasileira em relação a esses profissionais. “Todavia esses profissionais são os que mais contribuem para a saúde pública da coletividade e é muito importante que sejam valorizados dessa maneira”, afirmou.

Representando o prefeito Guilherme Menezes, o assessor especial do gabinete, Gildásio Silveira, afirmou que as boas experiências que os garis vivem atualmente são resultado de um projeto político que investiu no ser humano. Ele afirmou que, tempos atrás, a homenagem aos garis não poderia ser feita. “Antes, eram até seis meses sem coleta de lixo; hoje, são mais de 300 toneladas de lixo coletadas diariamente. E os garis são peças fundamentais nesse processo”.

Os vereadores Júlio Honorato (PT), Joaqum Libarino (PCdoB) e Ricardo Babão (PSL) reafirmaram a importância dos garis para a manutenção de uma cidade sempre limpa e com qualidade de vida. “Cidade limpa é sinal de lugar civilizado; por isso os garis são importantes; nossa sociedade é discriminatória e garis muitas vezes são invisíveis, mas sabemos sua importância”, disse Júlio. “A gente tem que levantar esse debate porque muitos avanços já aconteceram, mas é preciso mudar o conceito que a sociedade tem dos garis”, afirmou Júlio Honorato. O parlamentar ainda chamou atenção para o desrespeito das empresas com os terceirizados. “É preciso resolver o problema”, disse.

Joaquim Libarino afirmou que os garis “trazem alegria ao povo” pois Vitória da Conquista “é uma das mais limpas da Bahia”. Segundo ele, os garis são fundamentais para assegurar esse status. Ele lembrou, ainda, da existência do Aterro Sanitário, que pôs fim ao Lixão, e lembrou da luta da Associação de Moradores do Baixão para conquistar o recurso e realizar aquela obra.

O vereador Ricardo Babão elogiou o coordenador de Serviços Básicos, Tim, pelo trabalho que vem realizando à frente do órgão, afirmando que ele é a prova de que, no governo municipal, todos podem ter ascensão nos cargos, “basta ter competência”, frisou. Ainda, segundo ele, os garis auxiliam no crescimento da cidade, e ajuda muito no olhar que o prefeito Guilherme Menezes tem para com os servidores públicos. Sobre a discriminação que alguns sofrem, ele lembrou que muitas inscrições para o cargo foram feitas no concurso público promovido pelo governo municipal, o que mostra que a relação com a profissão tem mudado.

Ao final da audiência foram feitas várias homenagens aos garis de nossa cidade.