Política Vitória da Conquista

Câmara discute situação do Presídio Nilton Gonçalves

SAM_0230

Da Redação

Para debater a situação de superlotação do Presídio Nilton Gonçalves, que tem a capacidade para abrigar 187 detentos e atualmente comporta 342 internos, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública nesta segunda-feira, 29. Durante a audiência foram discutidas medidas para solucionar o problema, que tem prejudicado o trabalho dos policiais militares e civis, pela falta de local para o encaminhamento dos presos em flagrante.

Estavam presentes na mesa dos debates o juiz titular da Vara do Júri de Vitória da Conquista, Reno Santos Viana, o delegado da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior/Coorpin, Odilson Pereira, o chefe de segurança do Presídio Nilton Gonçalves, Antônio Jorge Lopes, o diretor adjunto do Presídio Nilton Gonçalves, Joir Souza Sala, o diretor do Sindicato dos Servidores Penitenciários/Sinspeb, Edfran Silva Costa e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Vitória da Conquista/OAB, Gutemberg Macedo, entre outras autoridades e vereadores.

O delegado da 10ª Coordenadoria de Polícia do Interior/Coorpin, Odilson Pereira, afirmou durante a audiência que é necessária uma intervenção concreta no sentido de resolver o problema da superlotação carcerária no Presídio Nilton Gonçalves. Segundo ele, embora antigo, o problema sequer mereceu medidas paliativas por parte do governo.

“A superlotação carcerária facilita o surgimento de diversos problemas, não somente por conta da precariedade nas condições de trabalho dos agentes, mas também porque a segurança fica fragilizada, já que o trabalho das polícias militar e civil é prejudicado. O delegado afirmou, por fim, que, caso não se concretize a construção do novo presídio é preciso aumentar o número de vagas do presídio Nilton Gonçalves, melhorando as condições dos detentos”, afirmou Odilson Pereira.

Para Wagner Santos, procurador do município, a superlotação e a falta de estrutura afetam a dignidade do indivíduo, e a sociedade tem o dever de garantir as condições necessárias de permanência do preso nas unidades prisionais. Ele sugeriu que os juízes apliquem medidas cautelares para aliviar a pressão do Nilton Gonçalves, fazendo uma triagem dos casos apresentados, além da construção de mais um módulo no próprio presídio, medida que não vai resolveria a questão, mas atenuaria os problemas de infraestrutura oferecida aos internos.

Informações: Ascom/Câmara