Utilidade Publica

Brasil pode ter 7 vezes mais casos da covid-19 do que indica balanço oficial, diz estudo

Uma pesquisa nacional realizada pelo Ibope, sob a coordenação da Universidade de Pelotas, revelou que o Brasil pode ter sete vezes mais casos da Covid-19 do que mostram as estatísticas oficiais.

O estudo, que foi financiado pelo Ministério da Saúde, tinha o objetivo de estimar a porcentagem de brasileiros que já tiveram contato com o novo coronavírus. Pesquisadores do Ibope foram às ruas de 133 cidades de todas as regiões do país, para entrevistar e coletar amostras de sangue de mais de 25 mil pessoas.

O levantamento também apontou a região Norte como a mais afetada pela pandemia no Brasil, concentrando onze das quinze cidades com mais infectados pelo novo coronavírus. No topo da lista municípios com as maiores taxas de infecções pela doença está Breves, no Pará, com 24,8%. Já as capitais Manaus (AM) e Belém (PA) apresentam um índice muito menor, de 12,5% e 15,1%, respectivamente.

Na região Nordeste, Fortaleza (CE), com taxa de 8,7%, e Recife (PE), com 3,2%, são as capitais com maior índice de infectados. Já no Sudeste, apenas São Paulo (SP), com taxa de 3,1%, e Rio de Janeiro (RJ), com 2,2%, aparecem na lista da universidade.

A estimativa do estudo é que, na maior cidade do país, 380 mil paulistanos tenham sido infectados; número muito superior ao balanço oficial, que aponta 86.017 casos da Covid-19 em São Paulo.

Pelos cálculos dos pesquisadores, a prevalência, ou seja, a proporção de brasileiros com anticorpos contra o vírus, foi estimada em 1,4%. A maior preocupação dos especialistas, no entanto, são as subnotificações da doença no país.