Brasil

Brasil vence Uruguai e está na final da Copa das Confederações

Herói da partida, Paulinho comemora seu gol, decisivo para a vitória brasileira (Foto: AFP)

Como foi o jogo – O cenário que se desenhava no início do jogo entre Brasil e Uruguai nessa quarta-feira (26) era de uma partida sofrida para ambas as seleções. Para o Brasil, a expectativa se confirmou já aos 13 minutos quando David Luiz cometeu pênalti em Lugano. Foi aí que Julio Cesar virou herói e impediu que a conjuntura desfavorável se tornasse ainda pior. Forlán bateu o pênalti no canto e o goleiro saltou certo para espalmar para escanteio.

O Brasil não conseguia chegar. Só aos 27 minutos, quando Hulk tabelou com Oscar e na entrada da área teve boa oportunidade de arremate, houve algum perigo para Muslera. Mas a canhota sempre potente do atacante estava descalibrada.

O temor de Fred e Bernard, os dois mineiros desta seleção, se confirmou aos 31 minutos. Ali, a torcida começou a demonstrar sua insatisfação e a ala atleticana pediu pela entrada de Bernard. Os cruzeirenses vaiaram. Os gritos só se uniram aos 41 minutos, quando Fred abriu o placar.

Paulinho lançou Neymar. O camisa 10 dominou no peito, chutou para defesa de Muslera e no rebote Fred marcou seu terceiro gol na Copa das Confederações. “Aqui é minha casa. Aqui é Belo Horizonte”, disse Fred para as câmeras de TV.

O gol iludiu o Brasil. Desligado na volta do intervalo cedeu o empate logo aos dois minutos. Em falha de Thiago Silva, que evitou o chutão para sair jogando com Marcelo, Cavani tocou para o gol e empatou o clássico sul-americano.

Foi a senha para que a disputa entre cruzeirenses e atleticanos voltasse para as arquibancadas. Bernard foi pedido. E Felipão atendeu aos 19 minutos. Saiu Hulk, vaiado.

O time melhorou. Teve bons minutos a partir dali, mas o Uruguai, guerreiro, segurou. Com muita entrega de seus atacante na marcação, a “Celeste” dificultou e queria a prorrogação. Hernanes entrou na vaga de Oscar e o time de Felipão continuou melhor. A recompensa veio aos 41 minutos. Neymar cobrou escanteio e Paulinho mandou de cabeça para as redes.

Espanha e Itália estão à espera.

Ficha Técnica
Brasil 2 x 1 Uruguai

Local : Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Data : 26/06/2013, quarta-feira
Horário : 16h (de Brasília)
Árbitro : Enrique Osses (CHI)
Assistentes : Carlos Astroza e Sergio Román (ambos chilenos)
Público : 57.483 pessoas
Cartões Amarelos : David Luiz, Luiz Gustavo, Marcelo (BRA); Cavani, González (URU)

Gols : Fred aos 41 minutos do 1º tempo. Cavani aos 3 e Paulinho aos 41 minutos do 2º tempo

Brasil: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Hernanes); Hulk (Bernard), Neymar (Dante) e Fred. Técnico : Luiz Felipe Scolari

Uruguai: Muslera; Lugano, Godín e Cáceres; Arévalo, González (Gargano) e Maxi Pereira; Forlán, Cavani e Suárez. Técnico : Oscar Tabárez