Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil

Brasil conquista quatro Libertadores seguidas pela primeira vez

Após ganhar por 2 a 0 no tempo normal e ficar no 0 a 0 na prorrogação, Galo fatura título nos pênaltis (© AP)O primeiro título de Copa Libertadores da América do Atlético-MG, conquistado em emocionante disputa de pênaltis contra o Olimpia em um Mineirão lotado, garantiu um feito histórico para o futebol brasileiro na competição. Foi a quarta conquista consecutiva de um clube do país, algo inédito até então.

O predomínio atual do Brasil na Libertadores começou em 2010, com o Internacional. Nos dois anos seguintes, dois times alvinegros de São Paulo – Santos e Corinthians – gravaram os seus escudos no troféu continental.

Antes da sequência vitoriosa de Inter, Santos, Corinthians e Atlético-MG, o máximo que o futebol brasileiro havia celebrado tinha sido um tricampeonato, com Cruzeiro (1997), Vasco (1998) e Palmeiras (1999).

A Argentina já havia obtido quatro títulos seguidos de Libertadores. Maior campeão do torneio, com sete taças, o Independiente garantiu a glória ao seu país com os triunfos em 1972, 1973, 1974 e 1975.

O título do Atlético-MG ainda serviu para o Brasil diminuir a desvantagem que tem para os argentinos no total de títulos de Libertadores. Agora, o placar está 22 a 17 a favor da nação vizinha.

Na última vez em que um time brasileiro não levou a Libertadores, a derrota havia ocorrido justamente no Mineirão, local da final de 2013. O Cruzeiro caiu diante do Estudiantes, da Argentina, na ocasião, em 2009.