Bahia Saúde

Brasil atinge só 40% da meta após dia D da vacinação realizado no último sábado

A campanha contra sarampo e pólio tem como público-alvo 11,2 milhões de crianças com idades entre 1 e 5 anos e vai até o dia 31 deste mês

O Brasil alcançou 40% da meta de vacinação de crianças contra o sarampo e a pólio, doença que leva à paralisia infantil, após o dia D da campanha nacional , realizado por mais de 36 mil postos de saúde em todo o País nesse sábado (18). A campanha tem como público-alvo 11,2 milhões de crianças com idades entre 1 e 5 anos e vai até o dia 31 deste mês.

De acordo com o Ministério da Saúde, já foram aplicadas 9 milhões de doses das vacinas contra o pólio e um total de 4,5 milhões receberam imunização contra o sarampo. Antes do dia D da vacinação , esse número era de 3,3 milhões . O governo federal espera até o fim da campanha vacinar ao menos 95% do público-alvo da mobilização nacional.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse que os resultados dos esforços desse sábado podem ainda serem maiores, pois os serviços de saúde têm até 15 dias após o fim da campanha para inserirem no sistema as informações das doses aplicadas. “Nossa expectativa é fechar o dia com 60% das crianças de todo o Brasil devidamente vacinadas”, afirmou.

Este ano, as vacinas são oferecidas para todas as crianças entre 1 e 5 anos de idade, mesmo para aquelas que já estão com esquema vacinal completo. No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.