Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Bahia

Bahia é estado com mais projetos para geração de energia a partir da luz solar

Se os projetos baianos forem aprovados no leilão, a Bahia terá a possibilidade de ter uma energia renovável em abundância

A Bahia que possui a maior área do semi-árido do Brasil terá grande importância no processo de implantação da fonte solar. O estado também possui o maior número de projetos habilitados a participar de dois leilões público, nos meses de novembro e dezembro. Foram inscritos 80 projetos, sendo 72 fotovoltaicos que converte energia solar em elétrica.

Para o diretor da Braxenergy, empresa pioneira no desenvolvimento e pesquisa da fonte solar no Brasil, Luis Alberto Carneiro, dois fatores levaram o governo a permitir a participação da fonte solar nos leilões realizados pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE, ligada ao Ministério das Minas e Energia. Um deles é a forte queda dos preços internacionais dos equipamentos para geração de energia solar, aliada à seca na região nordeste.

Carneiro destaca que, apesar da existência de diversos projetos aprovados na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a “fonte solar nunca teve incentivo necessário para o seu desenvolvimento no Brasil”.  No primeiro momento, outras fontes tiveram leilão específico, expectativa de demanda em escala, atraindo a implantação de um parque industrial próprio e financiamento adequado, destacou. “Essa é uma receita de sucesso, porém não é a que está sendo aplicada à fonte solar no momento”.

O professor do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (Cienam) – da Escola Politécnica da Ufba, Ednildo Andrade Torres, a região norte, oeste e nordeste da Bahia, possuem o maior sitio com radiação solar do Brasil para a implantação de uma usina.  Ele lembrou a Bahia é o primeiro estado a possuir um estádio solar da América Latina (Governador Roberto Santos/Pituaçu). Segundo o professor, um dos empecilhos para a implantação da energia solar é o alto custo, sendo quatro vezes mais caro se comparado a energia tradicional. 

O preço eólico de MWh é equivalente a R$ 100, enquanto  que a solar chega a R$ 300. “Se os projetos baianos forem aprovados no leilão, a Bahia terá a possibilidade de ter uma energia renovável, sem necessidade de consumir fonte fóssil, o que vai diminuir a quantidade de gases do efeito estufa e futuramente o preço ficará mais baixo”, completou. Informações do Tribuna da Bahia.