Brasil

Aumento expressivo de internações por síndromes respiratórias indica subnotificação da Covid-19, diz estudo

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra um aumento expressivo nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano no Brasil, em comparação com a média dos últimos dez anos. Especialistas afirmam que estes dados indicam uma subnotificação dos casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave é uma doença respiratória que exige internação e é causada por um vírus, seja ele o novo coronavírus, o influenza ou outro. Os casos são relatados pelos hospitais ao Ministério da Saúde e consolidados pela Fiocruz, que os divulga pela plataforma Infogripe.

Na contagem da Fiocruz até 4 de abril deste ano, o Brasil teve 33,5 mil internações por SRAG, muito acima da média registrada desde 2010, de 3,9 mil casos. Mesmo em 2016, quando houve um surto de H1N1, foram contabilizados 10,4 mil casos no mesmo período do ano.

Cientistas da Fiocruz listam três motivos que apontam o novo coronavírus como responsável pelo crescimento dos casos: o aumento das internações fora da época, a maior incidência em idosos e o porcentual mais alto de testes negativos para outras gripes.

//metro1