Rodovias Vitória da Conquista

Auditores Fiscais do Trabalho flagram motoristas dirigindo há mais de 12 horas sem descanso em Vitória da Conquista

Operação fiscalizou jornada dos motoristas de transportes de cargas na BR 116

Operação fiscalizou jornada dos motoristas de transportes de cargas na BR 116

Operativo da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal identificou nesta segunda-feira (05), pela manhã, mais de cinquenta motoristas dirigindo há mais de 12 (doze) horas, sem intervalo de descanso na BR 116 em Vitória da Conquista.

No período de 10 ás 16 horas, Auditores Fiscais do Trabalho abordaram 53 motoristas a fim de verificar  o cumprimento da legislação trabalhista no que se refere à jornada de trabalho pelas empresas de transporte de cargas. De acordo com as inspeções e os depoimentos dos trabalhadores foi constatado que 17 (dezessete) motoristas vinham dirigindo há mais de doze horas, sem intervalo de descanso após um domingo, que corresponde, costumeiramente, ao dia de descanso dos trabalhadores.

Dois caminhões tiveram a atividade de condução interditada: um por não atender ao descanso inter jornada de 08 horas, sendo o motorista conduzido ao descanso, compulsoriamente e o outro por estar com o tacógrafo, mecanismo que mede a jornada de trabalho do motorista,  vencido, em total desacordo com a legislação trabalhista, só sendo liberado após a regularização do equipamento. O caso mais grave foi de um motorista que estava dirigindo há 24 horas e dezoito minutos sem parada alguma para descanso.

Segundo o Auditor Fiscal Renato de Almeida Loura, essa foi apenas a primeira ação na região. “Programaremos outros operativos com o mesmo objetivo, pois constatamos um descontrole total da jornada de trabalho desses trabalhadores, ressaltou Loura.

As 17 empresas serão autuadas pelos Auditores Fiscais diante das irregularidades constatadas durante a operação.

Esse é o quarto operativo realizado pela Superintendência Regional do Trabalho no Estado da Bahia com o objetivo de fiscalizar a jornada dos motoristas de transportes de cargas. Entre Julho e Agosto, a ação foi realizada na BR- 324, próximo a Salvador; na BR-242, em Barreiras e na BR-116 Sul, próximo a Feira de Santana.

Fonte: SRTE/Bahia

Operação fiscalizou jornada dos motoristas de transportes de cargas na BR 116

Operação fiscalizou jornada dos motoristas de transportes de cargas na BR 116