Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Brasil Cinema

As apostas do cinema brasileiro para 2014

Sequência. Leandro Hassum e Jerry Lewis em “Até que a sorte nos separe 2”, que estreia amanhã: uma das promessas de bilheteria gorda no ano que vemFoto: Divulgação

Sequência. Leandro Hassum e Jerry Lewis em “Até que a sorte nos separe 2”, que estreou na última semana: uma das promessas de bilheteria gorda neste ano. Foto: Divulgação

Animados com a performance das comédias brasileiras em 2013 — quatro das cinco maiores bilheterias deste ano bebem do gênero —, produtores e distribuidores preparam-se para 2014 com largos sorrisos nos rostos. O ano novo tem início com a promessa de mais um sucesso de público no gênero com a estreia de “Até que a sorte nos separe 2”, de Roberto Santucci, que entra em cartaz amanhã com vontade de reproduzir o desempenho do filme original, visto por 3,5 milhões de espectadores em 2012: 734 salas, o maior circuito a receber uma produção nacional.

O entusiasmo pelo filão que ajudou a alavancar a participação do filme nacional no market share do país dos 10,62%, em 2012, para os 18,3% este ano, segundo levantamento da Ancine (Agência Nacional de Cinema) pode ser medido pela quantidade de comédias que disputam o calendário de lançamentos de 2014. Entre os títulos mais aguardados estão “Confissões de adolescente”, de Daniel Filho (10 de janeiro), “Muita calma nessa hora 2”, de Felipe Joffily (17 de janeiro), “Os homens são de Marte… E é para lá que eu vou”, de Marcus Baldini (25 de abril), inspirado na peça homônima.

“As comédias se destacam entre os cerca de 40 títulos brasileiros programados para chegar aos cinemas em 2014, e elas têm tudo para ser o grande sucesso do ano também”, diz Paulo Sérgio Almeida, diretor do site Filme B, que compila dados sobre o mercado cinematográfico no país. — Está havendo um investimento maciço nesse segmento. Já passamos pela época do filme cartão de visitas, feito para ganhar prestígio em festivais. Hoje todo mundo está pensando no sucesso comercial, quer ficar rico aproveitando a grande oportunidade que está se apresentando.

Paulo Sérgio diz que o cinema brasileiro “descobriu o mercado” e que aqueles que conseguirem driblar as armadilhas do calendário do ano que vem, que prevê duas grandes “distrações para o espectador”, a Copa do Mundo (12 de junho a 13 de julho) e as eleições em outubro, não vão ter do que reclamar quando fechar o caixa, no fim de 2014.

— Nesse sentido, 2014 promete ser um grande feriadão. Vai ser o ano da expertise do distribuidor: lanço meu filme na Copa ou não? O Brasil vai ficar até a final do campeonato? Haverá interesse pelos jogos que não são do Brasil? — pergunta o executivo.

Até o fechamento desta edição, só havia dois títulos brasileiros com lançamento confirmado para os meses de junho e julho: o documentário “Tim Lopes — A história de Arcanjo”, de Guilherme Azevedo, e a animação “Nautilus”, de Rodrigo Cava.

Confira a programação atualizada o cinema do Shopping Conquista Sul clicando em: http://blogdabiaoliveira.com.br/agenda-cultural-da-regiao/