Warning: Use of undefined constant URL_CAMARA - assumed 'URL_CAMARA' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/storage/0/0b/d8/blogdabiaoliveir1/public_html/wp-content/themes/bia2019/functions.php on line 29
Religião Vitória da Conquista

Apostolado da Divina Misericórdia realiza Festa da Misericórdia 2015

A Missa de Abertura acontece às 19h30 da sexta-feira, 10

A Missa de Abertura acontece às 19h30 da sexta-feira, 10

“A humanidade não encontrará a paz enquanto não se voltar, com confiança, para a Minha misericórdia” (Jesus – Diário de Santa Faustina, parágrafo 300). Com essa mensagem e o tema “Eu quero a Misericórdia” (Mt 9, 13), o Apostolado da Divina Misericórdia de Vitória da Conquista realiza, nos dias 10, 11 e 12 abril, a Festa da Misericórdia 2015. O evento acontece na Arena Miraflores, localizada no final da Avenida Olívia Flores, próximo à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

A Missa de Abertura acontece às 19h30 da sexta-feira, 10. No sábado, 11, a programação tem início às 8 horas e se estende até as 17 horas, com a celebração da Santa Missa. A partir das 20 horas do mesmo dia, até as 11h30, acontece uma noite de louvor, com o Ministério de Música Celebrai Domine, de Brasília/DF. No domingo, 12, a programação também começa às 8 horas e se estende ao longo de todo o dia, com encerramento previsto para as 16 horas, com a celebração da Santa Missa.

Este ano, a Festa da Misericórdia de Vitória da Conquista traz uma novidade: o “Cantinho da Criança”, espaço de evangelização onde os pais poderão deixar os seus filhos sem se preocupar. A programação ainda envolve pregações, momentos de adoração a Jesus Sacramentado e atendimentos em confissão.

Santa Faustina e a Divina Misericórdia

A devoção à Divina Misericórdia tornou-se conhecida através de Santa Faustina, polonesa, canonizada em 30 de abril de 2000 pelo Papa João Paulo II, reconhecida pela Igreja Católica em todo o mundo como Apóstola da Divina Misericórdia e considerada pelos teólogos como parte de um grupo de notáveis místicos da Igreja. A profundidade de sua vida espiritual é revelada em seu Diário, documento escrito durante os últimos quatro anos de sua vida, por expressa ordem de Jesus Cristo.

O Diário traz o registro das experiências místicas desta Santa do novo milênio e de sua especial comunhão com Deus. “A tua tarefa é escrever tudo que te dou a conhecer sobre a Minha misericórdia para o proveito das almas, que lendo estes escritos experimentarão consolo na alma e terão coragem de se aproximar de Mim. E por isso, desejo que dediques todos os momentos livres a escrever” (Jesus – Diário de Santa Faustina, parágrafo 1693).

A Festa da Divina Misericórdia

Há na Igreja muitas festas devocionais, lindas, maravilhosas, porque Deus ali está com Seu povo e lhe fornece a força de Sua alegria. Porém, dentre todas as festas justa e solenemente celebradas pela Igreja, uma só foi instituída pelo próprio Senhor: a Festa da Divina Misericórdia. Ao designar a Santa Faustina a tarefa de pintar Sua imagem, Jesus marcou uma data específica para que ela fosse realizada no mundo inteiro: o primeiro domingo após a Páscoa. “Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia” (Jesus – Diário de Santa Faustina, parágrafo 299).

A expressa Vontade do Senhor foi atendida de forma universal no dia 23 de maio de 2000, quando o então Papa João Paulo II instituiu na Igreja do mundo inteiro a Festa da Divina Misericórdia, no primeiro domingo após a celebração da Páscoa.

A Festa da Misericórdia é o ponto culminante do culto à Divina Misericórdia, o mais forte, o mais pleno. Nela, todas as demais formas de devoção à Divina Misericórdia são praticadas concomitantemente: reza-se o Terço, venera-se a Imagem, suplica-se a Misericórdia Divina para o mundo inteiro (Novena), adora-se e glorifica-se a própria Misericórdia, o próprio Jesus, em Pessoa, às três horas da tarde, a Hora da Misericórdia.

O Apostolado da Divina Misericórdia

O Apostolado da Divina Misericórdia de Vitória da Conquista, que tem como fundadora e presidente a médica Rejane Maria Novais da Nóbrega, surgiu no ano de 2004. Em 2011, tomou forma jurídica, como associação de fiéis. Dessa forma, todas as atividades contam com o apoio do vigário geral, Monsenhor Uilton Pereira da Silva, e do Arcebispo, Dom Luiz da Silva Pepeu.

Além da Festa da Misericórdia, o grupo realiza as seguintes atividades: Fonte de Misericórdia, que também acontece anualmente; grupos Hora da Misericórdia e Tarde da Misericórdia, com reuniões semanais, às segundas e quintas-feiras, respectivamente, na Capela São Vicente de Paulo; e grupo Mãe da Divina Misericórdia, que realiza visitas residenciais com o objetivo de rezar pelas famílias. O Apostolado conta com outro importante instrumento de evangelização: o informativo “Mensageiro da Misericórdia”, de periodicidade mensal e distribuição gratuita.

No campo social, também como missão e prática direta das obras de misericórdia, o Apostolado presta assistência a famílias carentes, através da distribuição de alimentos na Tarde da Misericórdia, e mantém o Projeto Anjo da Guarda, que leva ajuda material a crianças de menor idade, até dois anos, em situação de vulnerabilidade social, com distribuição de fralda, leite e medicamentos quando necessário, além de orientação às famílias.