Mundo

Após suspender acordo de grãos, Rússia ataca portos da Ucrânia

A Rússia lançou um novo ataque em massa contra a Ucrânia durante a madrugada desta 3ª feira (18.jul). Segundo autoridades locais, os militares tiveram como alvo a cidade portuária de Odesa, no Mar Negro, onde diversas instalações foram danificadas. A ação acontece um dia após Moscou suspender o acordo que permitia a exportação de grãos.

Pelas redes sociais, o conselheiro presidencial ucraniano Andriy Yerma comentou sobre os ataques, informando que as forças russas utilizaram drones e mísseis balísticos. Apesar dos sistemas de defesa terem interceptado alguns dos bombardeios, alguns drones ainda atingiram portos e imóveis residenciais. Um idoso ficou ferido.

“O ataque noturno russo a Odesa com o uso de foguetes e drones kamikaze é mais uma prova de que o país terrorista quer colocar em risco a vida de 400 milhões de pessoas em vários países que dependem das exportações de alimentos ucranianos. Com isso, querem matar pessoas de fome e enfraquecer o Ocidente”, escreveu Yerma.

Juntas, a Ucrânia e a Rússia respondem por quase metade das exportações de cereais do mundo. Países africanos, como Somália, República do Congo e Sudão, são fortes dependentes dos envios, sobretudo de sementes de girassol, trigo e milho. Para a comunidade internacional, suspender o acordo de grãos é propagar a insegurança alimentar.

“Em última análise, a participação nesses acordos é uma escolha. Mas as pessoas em dificuldades em todos os lugares e os países em desenvolvimento não têm escolha. A decisão da Federação Russa será um golpe para as pessoas necessitadas em todos os lugares”, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.